Um importante encontro científico, intitulado “GHG Mitigation in Livestock Research Summit”, reliza-se hoje, 21 de junho (9h00-17h00), na Estação Zootécnica Nacional (Santarém). O evento reúne 30 investigadores de 15 entidades de referência nacional e internacional, com o objetivo de discutir aspetos metodológicos dos estudos sobre a mitigação de gases de efeito estufa relacionados à produção pecuária, com foco especial nos ruminantes.
Entre os participantes, destaca-se a presença da renomada especialista Cécile Martin, do INRAE – National Research Institute for Agriculture, Food and the Environment (França). Martin é amplamente reconhecida pelas suas contribuições significativas para a compreensão dos processos de emissão de gases de efeito estufa nos animais ruminantes, nomeadamente em estudos in vivo.
O “GHG Mitigan in Livestock Research Summit” servirá como plataforma para que os principais pesquisadores, especialistas e profissionais do setor compartilhem os seus conhecimentos, descobertas e melhores práticas na mitigação dos gases de efeito estufa provenientes da produção de ruminantes. O evento é organizado pelo Laboratório Associado All4Animals, com coorganização do FeedInov CoLAB.
Durante esta iniciativa, a comunidade científica de Portugal terá a oportunidade de explorar os avanços recentes e as abordagens inovadoras adotadas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa provenientes da pecuária. A participação ativa deste grupo enriquecerá este debate público e contribuirá para a identificação de soluções sustentáveis para enfrentar esse desafio global. A pesquisa sobre mitigação de gases de efeito estufa em ruminantes não apenas contribui para a redução das emissões, mas também promove a sustentabilidade na produção pecuária, melhora a eficiência alimentar dos animais e reduz os impactos ambientais associado.
Fonte: FeedInov