A empresa portuguesa de vinhos Sogrape obteve a certificação pelo “Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola”, criado pela ViniPortugal e pelo Instituto da Vinha e do Vinho, que foi apresentado em Novembro de 2022 e cujos primeiros certificados foram atribuídos em 2023. Segundo a Sogrape, a obtenção desta certificação constitui «um marco significativo» e «este reconhecimento notável destaca o empenho contínuo da empresa em promover práticas responsáveis, representando uma etapa importante no âmbito do seu Programa Global de Sustentabilidade, “Seed the Future”».
A Sogrape refere que o “Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola” «aborda todos os temas da sustentabilidade, distribuídos por 86 indicadores distintos em termos ambientais, sociais e económicos», e que «pretende ser um compromisso dos produtores nacionais face à produção sustentável e uma garantia da credibilidade e confiabilidade dos vinhos portugueses nos mercados internacionais». «Caracterizada pela sua abrangência nacional, inclusividade, simplicidade e credibilidade, a certificação de sustentabilidade do sector vitivinícola é um processo transparente e independente, que se baseia em auditorias realizadas por organismos de certificação acreditados. Nas auditorias é avaliada a gestão sustentável da organização, a quem é concedido o direito de utilizar um selo, demonstrando assim o compromisso dos produtores nacionais em relação à produção sustentável de vinhos de qualidade», assinala a empresa.
A Sogrape explica que a «rigorosa auditoria» realizada pela Certis envolveu «todas as áreas e mais de 30 instalações» da empresa. Como factores que contribuíram para o resultado obtido, destaca «as iniciativas de produção de energia fotovoltaica, gestão eficiente de recursos hídricos e conservação da biodiversidade», bem como «a promoção de um consumo moderado e responsável de vinho», «o apoio às comunidades locais», «os investimentos da Sogrape em investigação e desenvolvimento e a colaboração continuada com instituições científicas de relevo». «A sustentabilidade faz parte do nosso ADN e da nossa história e desde sempre que estamos empenhados em conduzir a nossa actividade de forma responsável, pensando no futuro e gerindo o nosso negócio com uma visão de longo prazo», afirma Mafalda Guedes, da quarta geração da família fundadora e directora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Sogrape.
«Esta distinção é o reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido na área da sustentabilidade e no âmbito do programa Seed the Future, e dá-nos ainda mais motivação para continuarmos empenhados em sustentar o nosso planeta para as gerações vindouras e em garantir que o vinho e a sua cultura possam ser preservados para aqueles que nos sucedem», realça ainda Mafalda Guedes. Fundada em 1942, a Sogrape marca presença em mais de 120 mercados e detém mais de 1.600 hectares de vinha, distribuídos por Portugal, Espanha, Chile, Argentina e Nova Zelândia.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.