Smurfit Kappa apresenta nova gama de embalagem sustentável para bebidas

A Smurfit Kappa, líder do sector de embalagens de papel e cartão canelado, apresentou uma nova gama de soluções que substituirá as embalagens não-biodegradáveis de utilização única que actualmente são utilizadas para agrupar bebidas, tanto engarrafadas como em latas.

Uma gama que conta, agora, com três novos produtos que ocuparam um lugar destacado no primeiro “Global Better Planet Packaging Day” que a empresa celebrou no passado dia 21 de Novembro, em simultâneo em 28 localizações de 20 países em 4 continentes.

GreenClip

O primeiro destes produtos é o GreenClip, uma alternativa aos anéis não-biodegradáveis que são utilizados nos packs de seis latas e que dá resposta aos novos requisitos dos fabricantes de bebidas, que procuram uma solução mais ecológica que evite que os peixes fiquem presos em anéis deste tipo. Trata-se de uma embalagem fabricada em cartão canelado que agrupa as latas e permite, ainda, separar uma única para venda individual.

TopClip

Por sua vez, o TopClip substitui a película utilizada para agrupar e vender várias latas num único pack indivisível. Esta solução cobre por completo a parte superior das latas, protegendo-as da contaminação e oferecendo às marcas oportunidades publicitárias.

Com uma pegada de carbono 30% mais baixa do que a da versão não biodegradável, o TopClip é 100% reciclável, renovável e biodegradável. Ao utilizar menos material e não necessitar de cola, é muito mais sustentável do que outras soluções de embalagem comercializadas recentemente, garante fonte institucional da empresa.

Além disso, conta com dois orifícios que permitem manipulá-la facilmente no ponto de venda, o que obteve um excelente acolhimento entre os consumidores. A empresa também está a trabalhar actualmente com grandes fornecedores de automatização para desenvolver uma solução completa chave na mão para os clientes interessados.

Nor-Grip

A última destas três alternativas sustentáveis é a Nor-Grip, apresentada pela Smurfit Kappa com grande sucesso neste mesmo ano. Trata-se de uma solução inovadora de cartão canelado para agrupar garrafas sem necessidade de película retráctil.

Arco Berkenbosch, vice-presidente de Inovação e Desenvolvimento da Smurfit Kappa, garantiu estar “muito satisfeito. Todos os nossos testes têm demonstrado que estas soluções são as melhores do mercado em termos de facilidade de utilização e sustentabilidade. As embalagens não-biodegradáveis de utilização única têm um efeito devastador no ambiente. O desenho de soluções sustentáveis é um dos pilares da nossa iniciativa Better Planet Packaging. Os nossos estudos indicam que 75% dos consumidores prefere embalagens sustentáveis”.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Governo Regional dos Açores apresenta estratégia para crescimento da fruticultura
Próximo São cada vez mais os que chegam a Odemira para trabalhar na agricultura

Artigos relacionados

Últimas

Vila do Conde recebe 1.ª edição do Simpósio INIAV para a Segurança Alimentar

A 1.ª edição do Simpósio INIAV para a Segurança Alimentar, subordinado ao tema “Rumo à Alimentação do Futuro”, vai realizar-se no Auditório Municipal de Vila do Conde, […]

Nacional

Medidas de Prevenção para a Peste Suína Africana

A DGAV alerta para a necessidade de serem implementadas Medidas de Prevenção para a Peste Suína Africana em cumprimento das determinações legislativas comunitárias. […]

Sugeridas

Portugal produz “apenas um terço” do milho que consome

A produção nacional de milho mantém-se estabilizada nas 830 mil toneladas anuais, embora Portugal tenha de importar dois terços do cereal […]