O Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, em Évora, acolhe, de 15 a 17 de Maio, a 11.ª edição do “Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo”. O principal objectivo desta edição é «partilhar o conhecimento e desenvolvimento técnico e científico da vitivinicultura».
O “Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo” é uma organização conjunta da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), da Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (Ateva), da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), da Universidade de Évora e da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAP Alentejo). Este evento decorre desde 1988, de três em três anos, e, segundo a organização, «constitui um importante fórum de debate sobre as prioridades para o sector».
A organização assinala que «a sustentabilidade é um tema que passa a integrar a agenda e que merecerá especial destaque, dado o Programa de Sustentabilidade que os Vinhos do Alentejo implementaram na região desde 2014». Francisco Mateus, presidente da CVRA, defende que o simpósio «é um evento que, para além de destacar as componentes técnica e científicas deste sector – para as quais foram, inclusivamente, convidadas um conjunto de personalidades do mundo da investigação, ciência e inovação –, pretende, ao mesmo tempo, estimular a visão futura de um sector vitivinícola com alicerces na sustentabilidade económica, ambiental e social e na investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+I)».
Pode consultar o programa do 11.º do “Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo” aqui.