SIMAB formaliza na Grécia coordenação de “Gosto do meu mercado”

SIMAB formaliza na Grécia coordenação de “Gosto do meu mercado”

A Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores (SIMAB), a comemorar 25 anos, assina este sábado (5 maio), em Atenas, um “memorando de entendimento” com a União Mundial de Mercados Abastecedores (WUWM) para a coordenação, em Portugal, da campanha “Gosto do Meu Mercado”, “Love Your Local Market” na versão original.

A assinatura deste protocolo – pelo CEO do Grupo SIMAB, Rui Paulo Figueiredo – acontece no âmbito do lançamento da campanha deste ano, iniciativa que pretende «celebrar a importância dos mercados locais para as comunidades, cidades e municípios da Europa e do Mundo».

A par da SIMAB, que já coordena esta campanha em Portugal desde o início do ano, circunstância em que convidou à adesão de todos os mercados locais, subscrevem este memorando na capital grega outras doze estruturas homólogas, entre elas o Mercabarna (Barcelona), Charve (Bélgica), Silesia Wholesale Flower Market (Polónia), MAST (Irlanda), FFMIN (França) e o Uttarakhand Agriculture Produce (Índia).

A par daqueles que marcam presença no ato oficial, confirmaram a sua adesão à campanha “Love Your Local Market” mais de duas dezenas dos principais mercados mundiais e estruturas gestoras de redes de mercados, como por exemplo a ABRACEN (Brasil), Mercasa (Espanha), Semaco (França), Mercado de Joburg (África do Sul), RUNGIS (Paris, França), Link Management Limited (Hong Kong), Mercado del Patio (Rosario, Argentina) ou Mercado Norte (Santa Fé, Argentina).

«Os parceiros deste “memorando” querem promover os mercados abastecedores e retalhistas de maneiras diferentes e propõem-se partilhar experiências e conhecimento, trabalhando juntos para obter benefícios mais amplos», lê-se no documento.

De acordo com o memorando, ao “comité de ligação” da campanha “Gosto do Meu Mercado”, coordenado internacionalmente pela WUWM, compete incentivar o diálogo e o fluxo de informação referente à promoção dos mercados junto das suas comunidades envolventes, reforçando a sua dinâmica e potenciando a sua atratividade.

A campanha – que decorre particularmente no mês de maio e tem já 19 países aderentes – escolheu para a presente edição o tema “Mercados: perto do seu coração”, iniciativa com que pretende cativar os mais novos para estes espaços comerciais, seja enquanto clientes, seja igualmente como jovens comerciantes.

SIMAB, 4 de maio de 2018

Comente este artigo
Anterior Feira Nacional do Porco 2018
Próximo Workshop – “Galinhas Portuguesas na Agricultura Sustentável”

Artigos relacionados

Comunicados

Centro de Frutologia Compal: Guarda e Mangualde receberam taças da Volta a Portugal em fruta do Centro de Frutologia Compal

[Fonte: Centro de Frutologia Compal]
Sete turmas da Escola Básica Ana de Castro Osório, de Mangualde, e quatro turmas da Escola Básica do Bonfim partiram numa verdadeira aventura à descoberta da fruta DOP e IGP de Portugal. […]

Dossiers

União Europeia atribui 3,5 milhões de euros a projeto que procura soluções inovadoras para reduzir os impactos do uso de pesticidas

Cientistas, empresários, produtores e associações de agricultores de seis países – Espanha, França, Grécia Holanda, Itália e Portugal – juntaram-se em consórcio, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras quepermitam reduzir os impactos […]

Comunicados

Quinta do Monte Xisto 2015 conquista 95 pontos,na revista wine advocate de Robert Parker

O vinho Quinta do Monte Xisto 2015, distribuído em Portugal pela PrimeDrinks, obteve uma pontuação de 95 pontos numa escala de 0 a 100, […]