A cidade de Setúbal vai receber o II Concurso Nacional Enológico “Cidades do Vinho” 2022, que decorrerá entre 5 e 8 de maio na Escola de Hotelaria e Turismo, foi hoje anunciado.
O II Concurso Nacional Enológico “Cidades do Vinho” 2022, o único que se realiza em Portugal com o objetivo de promover os melhores vinhos do ano, mas também as regiões onde são produzidos, resulta de uma parceria entre a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMVP) e a Câmara Municipal de Setúbal.
Conta ainda com o alto patrocínio da Presidência da República e do Ministério da Agricultura.
Para o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins (CDU), uma das mais-valias deste concurso é o facto de também valorizar as regiões onde os vinhos são produzidos.
“Há concursos que são de vinhos, independentemente de onde é que são produzidos. Neste caso, são os vinhos produzidos num determinado território que estão a ser avaliados. É uma diferença significativa que valoriza também os territórios”, disse aos jornalistas o autarca.
“Naturalmente que ficamos muito satisfeitos e agradecidos por a cidade de Setúbal ter sido escolhida para realizar o concurso”, acrescentou o presidente do município, que ganhou a corrida para o concurso aos municípios de Peso da Régua, no distrito de Vila Real, e de Borba, no distrito de Évora.
Na cerimónia de apresentação do evento, que decorreu na Casa da Baía, em Setúbal, marcaram presença representantes da AMVP e o presidente da Associação da Rota de Vinhos de Portugal, Jorge Sampaio, bem como alguns produtores de vinho da região de Setúbal.
Para promover uma maior participação, a organização decidiu permitir a apresentação gratuita a concurso de dois vinhos aos produtores da Península de Setúbal e de um aos produtores de outras regiões do país.
O concurso, com 35 jurados que vão eleger os melhores vinhos do ano, tem o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, da Comissão Vitivinícola da Região de Setúbal e da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.