No passado dia 13 de setembro, a APC realizou o Seminário Anual em parceria com a FMV [Faculdade de Medicina Veterinária], nas instalações desta Faculdade.
Foi um evento em que se privilegiou a transparência, tendo sido feita uma apresentação sobre as “Características dos Produtos Alternativos à Carne”, pela Professora Cristina Mena, também foi feita uma apresentação pela Professora Paula Teixeira sobre os “Desafios para a Segurança dos Alimentos” bem como foi abordada a “Importância dos Ruminantes na Sustentabilidade dos Sistemas Alimentares” pelo Professor Rui Bessa.
Foi dado a conhecer o Projeto Voluntário para Comunicação a uma Só Voz- MAPA [Movimento Ambiente e Produção Alimentar] pela sua porta-voz, que é também a diretora executiva da APIC, Graça Mariano.
A última apresentação foi feita pelo médico-veterinário espanhol, Juan Pascal, autor do livro: ”Razões para Ser Omnívoro: pela tua Saúde e pela do Planeta”, o qual espelhou de forma inequívoca as razões para termos uma alimentação omnívora, apoiado em bibliografia.
No final ocorreu o debate moderado pelo jornalista João Paulo Sacadura que extraiu dos oradores, Albano Pereira, Pedro Queiroz e Rui Caldeira, o conhecimento que se impunha sobre os vários temas relacionados com o ambiente, a ruralidade, a atualidade, o desequilíbrio alimentar, as perceções erradas dos consumidores, o pouco conhecimento sobre a produção alimentar que os cidadãos urbanos detêm e as enormes confusões resultantes da pouca comunicação que tem sido feita, por quem sabe, naturalmente. Conhecimento que deve ser divulgado, pela sua importância
Por esta razão, já começamos a divulgar mensagens que foram transmitidas durante este seminário e iremos continuar a fazê-lo.
Consultar as mensagens aqui.
Fonte: APIC