O seminário “Alterações climáticas: Como nos adaptarmos para alimentar o planeta?” está agendado para dia 22 de abril, pela tarde. As inscrições para assistir estão a decorrer até 18 de abril.
A 38.ª edição da Ovibeja, que decorre entre 21 e 25 de abril de 2022, em Beja, tem como tema “Como alimentar o Planeta”. O objetivo da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, entidade organizadora do evento, é colocar em diálogo e em discussão o que está em causa quando se fala de agricultura, agricultores, sustentabilidade, soberania alimentar, biodiversidade, Política Agrícola Comum, alterações climáticas, cultura urbana e cultura rural, informação e contrainformação.
Nesse sentido, no dia 22 de abril, entre as 15h e as 17h, decorre o seminário “Alterações climáticas: Como nos adaptarmos para alimentar o planeta?”, organizado pelo Centro Nacional de Competências das Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal (CNCACSA) – entidade presidida pela ANPROMIS – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo e pelo INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.
Na sessão, alguns dos principais especialistas que acompanham esta temática no país vão não só perspetivar os seus efeitos na próxima década, como também ver alguns exemplos de adaptação que o sector tem implementado nos últimos anos.
A abertura do seminário conta ainda com intervenções de Rui Garrido, presidente da ACOS, José Calado, diretor regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, e Tiago Silva Pinto, presidente do CNCACSA.
O debate tem a participação de Benvindo Maçãs, do INIAV, de Fernando do Rosário, produtor agrícola, João Madeira, produtor pecuário, e Maria José Roxo, da Universidade NOVA FCSH e será moderado por Custódia Correia, da Rede Rural Nacional.
A encerrar o debate vai estar Manuel Patanita, diretor da ESA Beja, e Nuno Canada, presidente do INIAV.
Data: Sexta – feira, dia 22 de abril de 2022
Horas: 15.00h – 17.00h
Local: 38ª Ovibeja, Beja