Semana Gastronómica do Porco em 21 restaurantes de Reguengos de Monsaraz

Semana Gastronómica do Porco em 21 restaurantes de Reguengos de Monsaraz

Um total de 21 restaurantes do concelho de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, participa desde hoje numa Semana Gastronómica do Porco, organizada pela câmara e que se prolonga até final do mês.

O evento integra a iniciativa “Reguengos à Mesa”, cujo consultor é Hélio Loureiro, ‘chef’ com mais de 30 anos de carreira, gastrónomo e investigador na arte da cozinha, com uma forte ligação aos vinhos, e responsável gastronómico da seleção nacional de futebol durante duas décadas, realçou o município alentejano.

Dos 21 restaurantes aderentes à Semana Gastronómica do Porco, que se realiza desde hoje e até dia 31 deste mês, 12 estão localizados na sede de concelho, cinco na vila medieval de Monsaraz, dois em S. Pedro do Corval, um em Barrada e outro em Campinho.

“Cada restaurante terá um prato confecionado com carne de porco para propor aos clientes”, explicou a autarquia, em comunicado.

Bochechas de porco estufadas, rechina, fritada de porco ibérico, carne de porco do alguidar com puré de couve-flor e batatas fritas, pezinhos de porco de coentrada, lombinho de porco grelhado com molho de cogumelos frescos ou porco alentejano, noz e vegetais da horta são algumas das “iguarias” que constam das ementas.

Outras das propostas, consoante os restaurantes, são lagartinhos de porco na brasa com migas à alentejana, grelhados de porco preto com migas de espargos, bochechas de porco com batata assada, abóbora menina e salada, medalhões de porco preto, queixadas de porco preto no forno, ensopado de pés de porco ou cataplana de porco.

A iniciativa “Reguengos à Mesa” inclui, durante o ano, mais três semanas gastronómicas temáticas, a próxima delas dedicada ao borrego e que vai ter lugar de 05 a 14 de abril, referiu a câmara municipal.

A Semana Gastronómica “Sabores do Lago” vai acontecer de 04 a 13 de outubro, com pratos confecionados com “tudo o que se pode pescar” no Alqueva, e, por último, de 01 a 09 de novembro, vai realizar-se a Semana Gastronómica da Caça.

Fonte: Sapo.pt

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior “Portugal Sou Eu” com empresas aderentes na Alimentaria & Horexpo
Próximo Soluções alternativas ainda vão conviver com motores tradicionais

Artigos relacionados

Nacional

Vinte albufeiras com valores de água acima dos 80% do volume total

Vinte albufeiras das 59 monitorizadas tinham, no final de dezembro, disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total. A cada bacia […]

Eventos

Ação de esclarecimento sobre operações financiadas do PDR2020 e MAR2020 – 13 de dezembro – Faro

No próximo dia 13 de dezembro, sexta-feira (todo o dia), com inicio às 10:00h, realizar-se-á no Auditório da DRAP […]

Nacional

Feira Agrícola de Lamego 2019: Atracção ao Centro do Douro

A FAL’19, sob o lema “Atracção ao Centro do Douro”, decorrerá nos próximos dias 3, 4 e 5 de Maio, no Centro Multiusos de Lamego, […]