Seis malas transparentes contendo cada uma 40 litros de água do mar rodaram hoje nos tapetes da recolha de bagagens do aeroporto de Faro, numa ação que visa alertar os turistas para a importância de poupar água.
“Pode poupar até 235 litros de água durante a sua estadia”, lia-se num enorme cartaz na zona de chegadas e, também, numa das bagagens que durante a tarde circulou num dos tapetes rolantes do aeroporto, simbolizando a quantidade de água (40 litros) que cada turista pode poupar diariamente através de um uso mais consciente deste recurso.
A ação apanhou de surpresa os passageiros de um voo proveniente de Dublin, na Irlanda, com um deles a confessar não ter percebido bem a mensagem. Perante as malas cheias de água, aproveitou para gracejar, dizendo pensar que o líquido seria vodca, mas depois de receber uma explicação, enalteceu a iniciativa.
“Estivemos aqui em maio e na altura também não sabia que havia seca [no Algarve]”, referiu, apesar de esta ser a sua nona viagem a Portugal, quando questionado pelos jornalistas se estava consciente do problema da falta de recursos hídricos que assola a região.
Espantando com o facto de poder poupar até 235 litros de água, em média, durante a sua estadia no Algarve, com a adoção de boas práticas de consumo, Damien garantiu que agora que estava a par da situação iria “definitivamente ter mais cuidado” com a utilização da água.
Enquanto aguardava pela chegada das suas bagagens, outro casal que viajava no mesmo voo disse aos jornalistas ter entendido a mensagem da ação, mas admitiu nunca ter ouvido falar na situação de seca que está a afetar o país, com especial incidência no Sul.
Pela primeira vez em Portugal, e após ter tido conhecimento da situação de escassez de água, o jovem casal, com uma estadia pela frente de 10 noites, assegurou que iria ser mais cuidadoso com a gestão dos recursos hídricos.
A ação simbólica, organizada pelo Turismo de Portugal e Turismo do Algarve, enquadra-se na campanha ‘Save Water’ (em português, Poupe Água), que, até ao final do ano, vai estar em ‘outdoors’ na região do Algarve e em meios digitais nacionais e nos principais mercados emissores de turistas.
A iniciativa contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do presidente da Região Turismo do Algarve, André Gomes, da vice-presidente do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro, e da diretora de Operações da ANA Aeroportos, Chloé Lapeyre.
De acordo com André Gomes, a adesão ao selo de eficiência hídrica ‘Save Water’, destinado aos empreendimentos turísticos, já permitiu poupança de 12% de água face ao ano passado, segundo dados da ADENE – Agência para a Energia.
No entanto, até ao momento, aderiram ao selo ‘Save Water’, através do registo na plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica no Algarve, 110 dos 600 empreendimentos turísticos classificados na região, o que representa 16% do total dos empreendimentos.
O aeroporto de Faro também está a fazer um esforço para reduzir o consumo de água, estando em vista um projeto para rega com recurso a água tratada proveniente da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Faro (ETAR), que permitirá poupar 30% do consumo de água da rede de abastecimento, disse Chloé Lapeyre.
Por sua vez, o secretário de Estado do Turismo sublinhou que a proteção dos recursos naturais como a água é um desafio que tem de ser partilhado pelas empresas, entidades públicas e cidadãos, residentes e turistas.
Embora o Algarve continue em situação de seca, o novo Governo (PSD/CDS-PP) aliviou as restrições que o anterior executivo (PS) tinha imposto em fevereiro para fazer face à escassez de água, depois de as chuvas de outono e inverno terem aumentado as reservas de água na região.