De 3 a 5 de Outubro, na Fruit Attraction, certame internacional que terá lugar em Madrid, Espanha, a Sakata vai apresentar novas variedades destinadas a diferentes segmentos de mercado e seguindo três conceitos base: tempo, cor e sabor. Assim, estarão patentes as novas variedades de abóbora Butternut e de melão Pele de Sapo, que, segundo a multinacional de sementes de origem japonesa, «completam o calendário anual, com presença nos 12 meses do ano».
No stand da Sakata Seed Ibérica – 9D26, em que o mote será “Seeds to feed your needs” –, o destaque na vertente do sabor será para as novas variedades de tomate oriental. Na vertente da cor, será lançada a Tyrian, variedade de brócolos ramificados de cor roxa – similar à cor da variedade de brócolos Purple Magic, já no mercado.
Para o mercado de Portugal, serão apresentados os melões brancos Grand Faria e Pastor, que «se destacam pelo seu sabor tradicional e sumarento e uma excelente vida útil», refere a empresa. Na abóbora, vai ser dada a conhecer a Estrella, definida pela Sakata como «uma variedade perfeita para este mercado devido ao seu formato e excelente pós-colheita».
A empresa anuncia ainda que será incluída no catálogo de couves uma nova variedade: a Cape Roca, uma couve bicuda branca «destinada ao mercado português e de exportação». Na Fruit Attraction, também vai estar em destaque a quinta edição dos Prémios Sakata – que têm como objectivo «reconhecer personalidades do mundo do desporto, da comunicação, da nutrição e da cozinha que divulgam e fomentam a alimentação saudável e os bons hábitos de vida» –, em que os premiados vão ser María Neira, directora da Organização Mundial de Saúde, Javier Olleros, chef premiado com estrelas Michelin, a nutricionista e comentadora Beatriz Robles, o futebolista Marcos Llorente e o chef Bosquet, estando prevista uma cerimónia para entrega dos prémios no dia 4 de Outubro, no stand da Sakata Seed Ibérica.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.