Sabrosa acolhe concurso mundial de azeite entre 23 e 25 de agosto

Sabrosa acolhe concurso mundial de azeite entre 23 e 25 de agosto

Sabrosa acolhe entre os dias 23 e 25 o Brazil International Olive Oil Competitition, um dos maiores eventos mundiais de azeite que vai ter a concurso 80 amostras de 11 países diferentes, anunciaram hoje os promotores.

A Quinta do Portal, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, vai ser a anfitriã da segunda edição do concurso gastronómico que quer ajudar a “amplificar” junto dos consumidores, distribuidores, ‘chefs’ de cozinha e restaurantes o trabalho que é feito pelos produtores na área da olivicultura.

O vencedor da primeira edição, realizada em agosto de 2019 em São Paulo (Brasil), foi o “Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium” e, por isso, a propriedade do Douro recebe o concurso em 2020.

Os promotores do evento referiram, em comunicado, que as provas decorrem nos dias 24 e 25, no auditório do armazém de envelhecimento de vinhos desenhado por Siza Vieira para aquela quinta.

O concurso conta com 80 amostras de Portugal, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos da América (EUA), Grécia, Itália, Tunísia, Turquia e Uruguai.

No final do dia 25 serão conhecidos os resultados. O júri é constituído por especialista de quatro nacionalidades diferentes.

Depois de vários anos a produzir azeite para consumo nos seus espaços de restauração, a Quinta do Portal concretizou uma “aposta mais séria” na olivicultura a partir de 2017, com duas novas plantações de olival, uma em bordadura na Quinta do Confradeiro e outra em sistema contínuo.

A empresa aposta na exportação, tendo o Brasil como um dos principais destinos.

A Quinta do Portal é uma empresa que se dedica desde 1990 à produção de vinhos generosos e de mesa.

Comente este artigo
Anterior Oferta de emprego - Técnico apícola - Região de Lisboa e Vale do Tejo
Próximo Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento disponível para atividades agrícolas

Artigos relacionados

Nacional

Governo dos Açores investe 8,5 milhões de euros no reforço do armazenamento de água à agricultura na atual legislatura, afirma João Ponte

“Nos quatro anos desta legislatura vamos investir mais 4,5 milhões de euros no abastecimento de água do que aquilo que investimos na última legislatura, […]

Eventos

Webinar: SFCOLAB International Wednesday’s Meeting – 29 de setembro

O SFCOLAB tem o prazer de o convidar a participar no III Evento SFCOLAB International Wednesday’s Meeting que estamos a organizar em conjunto com a UNINOVA. A sessão será […]

Dossiers

Incêndios: Entidades públicas e privadas reunidas na mesma plataforma para melhorar decisão estratégica

A plataforma informática de interoperabilidade entre entidades públicas e privadas que vai reunir informação sobre planeamento, previsão, apoio à decisão, avaliação de prejuízos e gestão […]