Reunião para a revisão do Plano de Acção Nacional para o Uso Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos

Reunião para a revisão do Plano de Acção Nacional para o Uso Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos

Teve lugar no dia 9 de Maio, na Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, em Oeiras, a segunda reunião para a revisão do Plano de Acção Nacional para o Uso Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos [PANUSPF]. Nesta reunião, onde se sentam à mesa as diversas entidades oficiais e particulares que constituem o Grupo de Trabalho criado, pretende-se observar os desenvolvimentos das metas previstas na primeira edição do PANUSPF, em 2013, e reformular os objectivos, indicadores e referidas metas, assentes em três eixos estratégicos e em dois eixos transversais pré-definidos:

EE 1: Proteção da Saúde Humana: Proteção dos consumidores, dos utilizadores profissionais, dos utilizadores não profissionais, de terceiros, incluindo grupos vulneráveis.

EE 2: Proteção do Ambiente: Proteção dos recursos hídricos, dos habitats e da biodiversidade;

EE 3: Promoção de Sistemas de Produção Agrícola e Florestal Sustentável;

ET 1: Investigação, Inovação e Transferência Tecnológica;

ET 2: Formação, Sensibilização e Informação.

As preocupações do realinhamento do Plano e suas conclusões serão brevemente anunciadas. O esforço conjunto das entidades envolvidas traz um impulso efectivo à nossa Agricultura.

Comunicar os bons resultados que obtemos nas análises de amostras de produtos agrícolas na EU e, particularmente, em Portugal, é fundamental para que a opinião púbica olhe os Produtos Fitofarmacêuticos como um aliado imprescindível e não como um inimigo. 98,3% dos produtos alimentares produzidos na UE e EEE estão dentro dos limites permitidos. [Fonte: EFSA]

A Groquifar, representando a Distribuição de Agroquímicos, os seus Responsáveis Técnicos e Operadores de Venda, únicas figuras autorizadas a vender Produtos Fitofarmacêuticos, está empenhada na manutenção e melhoria destes resultados, sendo voz dos nossos Associados noutros Fóruns e neste Grupo de Trabalho, como peça fundamental para a Agricultura Sustentável.

Comente este artigo
Anterior Cereais - INTERATrigo
Próximo Oferta de emprego: Técnico de Agronomia

Artigos relacionados

Comunicados

Estudo mostra como reduzir os impactes ambientais das embalagens farmacêuticas

A aposta no ecodesign permitiria à indústria farmacêutica reduzir até cinco vezes os impactes ambientais do ciclo de vida das embalagens de medicamentos, indicam os primeiros resultados de um estudo pioneiro em curso na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
Intitulado “Avaliação de Ciclo de Vida e Ecodesign de Embalagens de Medicamentos”, […]

Comunicados

1º Programa de Aceleração do projeto AgriEmpreende arranca em Setembro

Iniciativa destinada a ideias de negócio nas temáticas da agro-indústria e alimentação.
No seguimento do 1º Concurso de Ideias de Negócio do projeto AgriEmpreende, segue-se agora o 1º Programa de Aceleração. A iniciativa, gratuita e com número de vagas limitadas […[

Sugeridas

Livestream IPBO Conference “Scientific Innovation for a Sustainable Development of African Agriculture”

on https://www.psb.ugent.be/livestream
Thursday 30 August & Friday 31 August 2018 from 09:00 am CET
Program
The main topics that will be discussed are (1) Relevant crops for Africa, (2) Creating new plant varieties through scientific innovation, (3) Biotic stresses threatening crop yields, […]