Reserva da biosfera portuguesa premeia agricultores amigos do meio ambiente

Reserva da biosfera portuguesa premeia agricultores amigos do meio ambiente

Localizada no centro de Portugal e composta por uma zona húmida de água doce rodeada por pântanos ricos em biodiversidade, a Reserva da Biosfera de Paul de Boquilobo tem promovido um conjunto de acções que visam a sensibilização para as boas práticas agrícolas e ambientais no território.

Gestionado pela Agrotejo e Agromais, duas organizações de agricultores que fazem parte da governança da reserva da biosfera, o prémio anual está dividido em várias categorias, tais como Melhor Produtor por tipo de cultura, Melhor Jovem Agricultor, o Agricultor com Maior Responsabilidade Social, entre outros. Em 2018, também foi instituído o Prêmio do Produtor Biosférico. Visa reconhecer o agricultor que, durante o ano, desenvolveu acções de reconhecido mérito, no âmbito das actividades e objectivos da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo.

No ano passado, o prémio foi atribuído a Manuel Tavares Veiga pelo seu trabalho internacionalmente reconhecido no melhoramento genético de raças equestres autóctones, leia-se o cavalo Lusitano. O prémio destacou o uso sustentável dos pastos com grande preocupação na manutenção das tradições rurais.

O prémio lança luz sobre várias práticas locais sustentáveis, incentivando a troca de conhecimentos entre os agricultores e a sua replicação em toda a reserva da biosfera.

Uma das 11 reservas da biosfera de Portugal, Paul de Boquilobo foi designado pela UNESCO em 1981.

O artigo foi publicado originalmente em UNESCO.

Comente este artigo
Anterior Corpo Nacional de Agentes Florestais do Parque da Peneda-Gerês reforçado com 50 elementos
Próximo Escassez de mão obra na agricultura europeia pode ser devastadora

Artigos relacionados

Sugeridas

Tempestade de granizo que atingiu o Fundão destruiu 600 hectares de cerejeiras e pessegueiros

Produtores dizem que esta foi a pior altura para as culturas enfrentarem uma intempérie, uma vez que a época de floração já terminou. […]

Últimas

Feira das Tradições em Pinhel de 1 a 3 de Março


Feira das Tradições: a melhor de sempre, Sempre!
A cidade de Pinhel prepara-se para receber mais uma edição da Feira das Tradições e Atividades Económicas, […]

Nacional

Lançamento da primeira grande colecção de “Botânica em Português”

A Câmara Municipal de Lisboa e a Sociedade Portuguesa de Botânica publicam a primeira grande colecção de Botânica em Língua Portuguesa – “Botânica em Português” -, numa edição conjunta com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, […]