Reserva da biosfera portuguesa premeia agricultores amigos do meio ambiente

Reserva da biosfera portuguesa premeia agricultores amigos do meio ambiente

Localizada no centro de Portugal e composta por uma zona húmida de água doce rodeada por pântanos ricos em biodiversidade, a Reserva da Biosfera de Paul de Boquilobo tem promovido um conjunto de acções que visam a sensibilização para as boas práticas agrícolas e ambientais no território.

Gestionado pela Agrotejo e Agromais, duas organizações de agricultores que fazem parte da governança da reserva da biosfera, o prémio anual está dividido em várias categorias, tais como Melhor Produtor por tipo de cultura, Melhor Jovem Agricultor, o Agricultor com Maior Responsabilidade Social, entre outros. Em 2018, também foi instituído o Prêmio do Produtor Biosférico. Visa reconhecer o agricultor que, durante o ano, desenvolveu acções de reconhecido mérito, no âmbito das actividades e objectivos da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo.

No ano passado, o prémio foi atribuído a Manuel Tavares Veiga pelo seu trabalho internacionalmente reconhecido no melhoramento genético de raças equestres autóctones, leia-se o cavalo Lusitano. O prémio destacou o uso sustentável dos pastos com grande preocupação na manutenção das tradições rurais.

O prémio lança luz sobre várias práticas locais sustentáveis, incentivando a troca de conhecimentos entre os agricultores e a sua replicação em toda a reserva da biosfera.

Uma das 11 reservas da biosfera de Portugal, Paul de Boquilobo foi designado pela UNESCO em 1981.

O artigo foi publicado originalmente em UNESCO.

Comente este artigo
Anterior Corpo Nacional de Agentes Florestais do Parque da Peneda-Gerês reforçado com 50 elementos
Próximo Escassez de mão obra na agricultura europeia pode ser devastadora

Artigos relacionados

Últimas

Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da FCTUC recebe viatura da REN

A REN – Redes Energéticas Nacionais doou uma viatura ao Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF), do Departamento de Engenharia […]

Últimas

Newsletter GPP | + Flash nº 39 – janeiro 2020

 
Encontra-se disponível a Newsletter do GPP + Flash – Edição n.º 39 de janeiro de 2020 
Aceda aqui 
Consulta das edições disponíveis  […]

Notícias inovação