Reembolso da disciplina financeira – campanha 2018

Reembolso da disciplina financeira – campanha 2018

De acordo com o princípio da Disciplina Financeira, referido no artigo 8.º do Regulamento (CE) n.º 1307/2013, os montantes destinados a financiar as despesas relacionadas com o mercado e os pagamentos diretos da Política Agrícola Comum (PAC) devem respeitar os limites máximos anuais fixados por Decisão dos representantes dos Governos dos Estados-Membros. Com este objetivo, sempre que as previsões do financiamento daquelas medidas indiquem que o limite máximo anual será excedido, deverá ser fixado um ajustamento dos pagamentos diretos.

Considerando que as previsões relativas aos pagamentos diretos e às despesas relacionadas com o mercado constantes do projeto de orçamento da Comissão para 2019, incluindo a reserva para crises no setor agrícola (referido no artigo 25.º do Regulamento (UE) n.º 1306/2013), indicaram a necessidade de disciplina financeira, revelou-se necessário proceder à fixação de uma taxa de ajustamento dos pagamentos diretos. Deste modo, o Regulamento de Execução (UE) n.º 2018/1710 determinou que os montantes dos pagamentos diretos superiores a 2.000 EUR, incluindo o POSEI, a conceder aos agricultores por conta de pedidos de ajuda apresentados relativamente ao ano de 2018, fossem deduzidos em 1,411917%, independentemente da data em que foram efetuados.

De referir que eventuais dotações não utilizadas são reembolsadas pelos Estados-Membros, segundo o artigo 26.º, n.º 5, do Regulamento (UE) n.º 1306/2013.

Assim, tendo em conta, nomeadamente, que a reserva para crises não foi mobilizada até 15 de outubro de 2019, o Regulamento de Execução (UE) n.º 2019/1953 fixou o montante e as regras de reembolso das dotações não utilizadas. Para Portugal, este regulamento estabelece como montante disponível para reembolso da dotação transitada o valor de 6 986 911€.

Nesse sentido, o IFAP procedeu, em 30 de setembro de 2020, ao reembolso da Disciplina Financeira referente à Campanha 2018.

O artigo foi publicado originalmente em IFAP.

Comente este artigo
Anterior IFAP: Pagamentos setembro 2020
Próximo Governo dos Açores propôs reforço de 10% nas ajudas do POSEI às hortofrutícolas e ananás em 2021

Artigos relacionados

Últimas

Açores: regime jurídico da actividade de polícia florestal está em consulta pública

O Governo Regional disponibilizou hoje, 25 de Setembro, para consulta pública, no seu Portal, a ante-proposta de Decreto Legislativo Regional que define o regime jurídico da actividade de polícia florestal na Região Autónoma dos Açores. […]

Internacional

Animal transport: help us prepare our assessment

EFSA is gathering the views of stakeholders in the early stages of our scientific assessment on the welfare of animals during transport in the EU. The assessment will support the […]

Dossiers

Chuva e Granizo de maio: Pedidos de apoio entre 1 e 31 de julho

Entra hoje em vigor, o Despacho nº 6-A/2020 que define o apoio financeiro destinado a minimizar os prejuízos provocados pelas chuvas e queda de […]