Reconversão da vinha no Alto Douro Vinhateiro com forte dinâmica na última década

Reconversão da vinha no Alto Douro Vinhateiro com forte dinâmica na última década

Cerca de 19 mil hectares de vinha plantada e/ou reconvertida

O Alto Douro Vinhateiro (ADV) Património Mundial tem mantido, na última década, uma forte dinâmica na plantação e reconversão da vinha em socalcos, o traço mais identitário desta região. No contexto do Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão das Vinhas (VITIS), coordenado pela Direção Regional de Agricultura e Pescas e com a participação na CCDR-N enquanto gestora do ADV Património Mundial, registou-se um investimento de 300 milhões de Euros para a plantação e/ou reconversão de cerca de 19 mil hectares de vinha.

Do registo efetuado pela CCDR-N, através do Gabinete Técnico Missão Douro, é possível concluir que também o investimento na salvaguarda dos valores patrimoniais vernáculos como muros de pedra, “cardenhos”, calçadas e mortórios permitiu, a título de exemplo, a recuperação de mais de 200 casebres e a manutenção de 5 mil quilómetros de muros.

A monitorização proativa e continuada da gestão do ADV refletem dezoito anos de esforços conjugados visando a salvaguarda de uma paisagem ímpar, sempre se tendo contado com a adequada colaboração por parte dos principais proprietários do território.

Comente este artigo
Anterior STOP COVID-19 - Protocolo de Segurança numa Exploração Agrícola
Próximo Tudo é Economia - T.5 Ep.12

Artigos relacionados

Comunicados

Catálogo comum de variedades de espécies hortícolas 2019

CATÁLOGO COMUM DE VARIEDADES DE ESPÉCIES HORTÍCOLAS quinto suplemento à 37.a edição integral (2019/C 274/01) […]

Revistas

Tenha acesso gratuito à edição digital da revista Vida Rural

A VIDA RURAL quer partilhar gratuitamente consigo a edição de abril. […]

Nacional

Regantes do Roxo querem água do Alqueva com preço “mais justo”

Os regantes beneficiados pelo perímetro de rega do Roxo, no concelho de Aljustrel (Beja), defenderam hoje um “ajustamento” do preço cobrado pela água do Alqueva, por forma a garantir a […]