Informa-se que foi aprovado pela Senhora Subdiretora-Geral da DGADR o procedimento para Reconhecimento de Laboratórios de análises de solos para a Produção Integrada (OT001J – Reconhecimento de Laboratórios de análises de solos para PRODI), com entrada em aplicação a 1 de janeiro de 2025.
De acordo com as “Normas técnicas necessárias ao exercício da Produção Integrada – Culturas vegetais” a análise de solo tem de ser efetuada em laboratórios inscritos em pelo menos uma rede de testes de proficiência e que façam prova da obtenção de resultados para os parâmetros analisados. A OT001J – Reconhecimento de Laboratórios de análises de solos para PRODI visa definir as regras que um laboratório inscrito em pelo menos uma rede de testes de proficiência, tem de cumprir para poder executar análises de solo no âmbito da Produção Integrada.
Em janeiro de 2025 será publicada a lista de todos os laboratórios que durante o ano 2025 podem realizar análises de solos em Produção Integrada. Esta lista provisória permanecerá até ao final do ano 2025, sendo posteriormente substituído pela lista composta pelos laboratórios que efetuaram o pedido de reconhecimento junto da DGADR, de acordo com a OT001J – Reconhecimento de Laboratórios de análises de solos para PRODI, e que demonstrando cumprir as regras estabelecidas foram reconhecidos pela DGADR.
Os laboratórios que pretendam ser reconhecidos pela DGADR para realização de análises de solos em Produção Integrada, devem realizar o pedido de reconhecimento, de acordo com o procedimento estabelecido na Orientação Técnica em anexo (OT001J), durante o primeiro semestre de 2025.
Fonte: DGADR