Queijos de Portugal: ANIL promove Concurso para dinamizar sector

Queijos de Portugal: ANIL promove Concurso para dinamizar sector

[Fonte: ANIL] Concurso deste ano tem novas categorias e inscrições abertas até dia 01 de Outubro

A Associação Nacional dos Industriais dos Lacticínios (ANIL) já lançou os dados para a 11.ª edição do ‘Concurso Queijos de Portugal’ e anuncia novidades. Com esta competição, a ter lugar nos dias 10 e 11 de Outubro, nas instalações da ALS Controlvet / Fullsense, em Tondela, a instituição procura, uma vez mais, desafiar os fabricantes a inovar e, ao mesmo tempo, despertar a atenção do consumidor para as diversas variedades.

Por essa razão, a ANIL vai levar a concurso mais duas categorias de queijos portugueses: Novos Sabores Frescos – premiada, pela primeira vez, na passada edição, mas sem categoria oficialmente aberta – e Queijo de Ovelha Amanteigado. Elevam-se assim a 23 categorias (consultar lista completa abaixo). Esta decisão vai ao encontro dos objectivos definidos pela ANIL para a realização desta iniciativa: promover e estimular o desenvolvimento da indústria queijeira, no sentido de proporcionar mais e melhores escolhas, bem como fomentar o conhecimento e o posicionamento do produto junto do consumidor, que somos todos nós.

Esta competição é realizada anualmente, sendo feita em regime de “prova cega”, por jurados com proveniências diversas: representantes do sector queijeiro, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, da restauração e da gastronomia, da distribuição e comunicação social. Para reforçar a qualidade e a seriedade do desafio, na avaliação objectiva e técnica das amostras enviadas pelos participantes, a ANIL passa a integrar no painel de jurados, a partir desta edição, representantes de empresas do sector industrial (diferentes de ano para ano, dando voz a todas). Nota ainda para o facto de, este ano, se juntarem ao Concurso dois membros brasileiros, ficando assim uma porta aberta para difundir os sabores dos queijos portugueses além fronteiras. 

As inscrições são feitas junto da ANIIL e estão abertas até dia 01 de Outubro. À semelhança dos anos anteriores, a cerimónia de entrega de prémios acontece em Lisboa, durante o evento ‘Grandes Escolhas Vinhos & Sabores’. Assim, o anúncio dos vencedores será feito na segunda-feira, dia 28 de Outubro, no Pavilhão 1 da FIL, Parque das Nações.

Categorias do ‘CONCURSO QUEIJOS DE PORTUGAL 2019’

Queijo Fresco (5): Vaca, Ovelha, Cabra, Mistura e Atabafado

Requeijão (4): Vaca, Ovelha, Cabra e Mistura

Flamengo (1)

Vaca (2): Cura Normal e Cura Prolongada

Ilha (1)

Ovelha (3): Cura Normal, Cura Prolongada e Amanteigado – NOVA CATEGORIA

Cabra (2): Cura Normal e Cura Prolongada

Mistura (2): Cura Normal e Cura Prolongada

Para Barrar (1)

Novos Sabores (2): Novos Sabores e Novos Sabores Frescos – NOVA CATEGORIA

Comente este artigo
Anterior Três centenas de ninhos de vespa asiática foram destruídos este ano em Tondela
Próximo Furacão Lorenzo – Açores – 2

Artigos relacionados

Nacional

“Vim fazer uma homenagem à pesca e à agricultura portuguesas”: Marcelo faz compras em mercado na Ericeira

Presidente da República comprou pão e fruta e deixou um agradecimento aos pequenos comerciantes que, apesar da pandemia, mantiveram o negócio. […]

Sugeridas

Agroglobal News Nr 3 – Abril

Consulte as notícias e as entrevistas do mês de Abril a cabo da organização da feira Agroglobal.
→Clique aqui←
[…]

Nacional

Congresso discute “Alterações Climáticas e Zootecnia”

A Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ) e a Universidade de Évora irão levar a cabo, nos próximos dias 19, 20 e 21 de setembro, […]