Chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu sublinha a necessidade de uma resposta urgente da Comissão Europeia aos problemas vividos pelos agricultores. PS diz que “vale a pena fazer” debate e PCP recorda proposta rejeitada por socialistas e social-democratas há dois anos.
O PSD pediu um debate de urgência no Parlamento Europeu sobre a seca em Portugal. O pedido foi aprovado esta quarta-feira na reunião do grupo de trabalho para a agricultura do Partido Popular Europeu e deverá ser discutido na quinta-feira, na reunião de conferência de presidentes que irá avaliar a possibilidade de ser incluído na agenda da reunião plenária.
Álvaro Amaro, social-democrata e membro da Comissão da Agricultura, não tem dúvidas de que a situação de seca em Portugal é dramática.
“Quase metade do território (45%) sofre de seca extrema ou severa. O resto do território está sob seca moderada, o que significa que nenhuma parte de Portugal está livre de seca. Há 17 anos que não havia tanta zona do país em seca grave nesta altura do ano. Uma grande parte de Espanha também sofre das mesmas condições, nomeadamente zonas como a Catalunha, Andaluzia e Galiza. Não só as condições de seca podem alastrar-se a outras partes da Europa como as consequências causadas pela seca podem ser sentidas em toda a União”, explicou Álvaro Amaro no comunicado enviado pela delegação do PSD no Parlamento Europeu.
Já José Manuel Fernandes, chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu, sublinha a necessidade de uma resposta urgente da Comissão Europeia aos problemas […]
Continue a ler este artigo na TSF.
PSD pede debate de urgência sobre a seca em Portugal no Parlamento Europeu