Os agricultores nacionais foram confrontados, em véspera do dia estabelecido para o pagamento das ajudas da PAC, com cortes significativos e inesperados nos valores de alguns dos Eco-regimes, previstos no PEPAC pelo Ministério da Agricultura.
O Partido Social Democrata considera inaceitável que o Governo proceda a uma redução, de última hora e sem pré-aviso, dos valores estabelecidos a pagar aos agricultores, ao abrigo dos Ecoregimes de Agricultura Biológica e de Produção Integrada, na ordem de 35% e 25% respetivamente.
Para além do prazo de pagamento ter sido adiado, por incompetência do Governo, e de terem sido mal definidas as normas do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, os agricultores portugueses veem-se agora numa situação inadmissível, com perdas de rendimento por via da adesão aos principais Eco-regimes, politicamente incentivados.
O PSD entende que esta é mais uma demonstração da falta de capacidade do Governo na gestão da pasta política da Agricultura. Exigimos, pois, que o Partido Socialista corrija imediatamente a situação que deixou criar e que colocou, uma vez mais, os agricultores nacionais em desvantagem face aos parceiros europeus.
Face a mais esta clamorosa demonstração de incompetência, o Governo do Partido Socialista tem finalmente de assumir a inteira responsabilidade política por toda esta situação.
Fonte: PSD