A Madeira registou nos últimos dois dias, desde o início do aviso meteorológico emitido para tempo quente, sete focos de incêndio em diferentes concelhos que ocuparam 84 operacionais, informou hoje a Proteção Civil.
Segundo a informação divulgada pelo Serviço Regional de Proteção Civil do arquipélago, o centro integrado de comunicações recebeu alertas relacionados com fogos nos concelhos da Ribeira Brava, Ponta do Sol, Câmara de Lobos e Machico.
Estas situações levaram “ao empenhamento de 84 operacionais dos corpos de bombeiros da Região Autónoma da Madeira (RAM) e Polícia Florestal, apoiados por 19 veículos e um meio aéreo”, lê-se na nota.
O SRPC adianta ainda que o incêndio detetado na zona da Trompica, na Ribeira Brava, na madrugada de quarta-feira e que foi dado como extinto hoje, foi o que representou “maior empenhamento de meios”.
No local estiveram 20 operacionais dos Bombeiros Mistos da Ribeira Brava e Ponta do Sol, 10 elementos da Brigada Helitransportada, dois polícias florestais, cinco veículos de combate a incêndios e o meio aéreo, de acordo com a Proteção Civil.
Hoje, cerca das 16:00 estava ativo um incêndio na zona da Furna, também no concelho da Ribeira Brava, na zona oeste da Madeira, estando envolvidos nas operações 10 elementos da Equipa Helitransportada, oito bombeiros da Ribeira Brava e Ponta do Sol, dois da Polícia Florestal, cinco veículos de combate, um meio aéreo e uma equipa de drones da Divisão de Planeamento, Operações e Comunicações “a efetuar trabalhos de vigilância”, refere o SRPC na nota.
Ainda de acordo com a Proteção Civil, no âmbito do Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais encontram-se, em permanência, 11 equipas de combate a incêndios rurais (ECIR) e uma equipa de ataque ampliado (EATA) a efetuar ações de patrulhamento e vigilância pelas serras da região.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o arquipélago da Madeira sob aviso laranja até domingo, devido ao tempo quente.
O IPMA informou hoje que a Madeira registou na quinta-feira um recorde climático, com o Funchal a atingir a temperatura máxima de 34,7 graus centígrados, a mais elevada num mês de outubro.