Propostas de relatório do leite aprovadas por unanimidade

Propostas de relatório do leite aprovadas por unanimidade

[Fonte: Açoriano Oriental]

A Comissão de Agricultura e Mar aprovou, esta sexta-feira, por unanimidade o relatório do leite, que teve como relator o deputado do PS João Castro, e que prevê um conjunto de para proteger o setor.

No relatório, o deputado açoriano sugere um controlo mais apertado na rotulagem e recomenda ao Executivo que desenvolva uma campanha de informação, de âmbito nacional, com a participação do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação, do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério do Trabalho e da Segurança Social sobre as qualidades do leite e os benefícios do seu consumo para a saúde da população.

De acordo com comunicado, João Castro sublinha que o “consumo do leite tem sofrido um decréscimo em Portugal nos últimos anos, devido sobretudo ao aparecimento destas bebidas apresentadas como alternativas ao leite – que utilizam de forma ilegal a denominação de ‘leite’”.

O relatório adverte ainda que o leite nacional é colocado perante uma concorrência difícil no contexto europeu, após o fim das quotas leiteiras, com a ausência de regulação a nível europeu. Para além disso defende que a legislação existente não permitia uma atuação mais eficaz pelas autoridades que zelam pela concorrência leal em prejuízo da produção e sugere medidas para assegurar o pagamento do preço justo à produção.

João Castro regozijou-se assim com o consenso em torno desta matéria na Assembleia da República. “Ficou muito satisfeito com o facto de os partidos estarem sensibilizados para a importância de se proteger o setor leiteiro nacional, que tem uma grande importância económica e social, nos Açores e no país, uma vez que é responsável por uma produção superior a 1.800 milhões de litros de leite”, disse citado em comunicado.

O parlamentar lembrou que depois das audições à Ordem dos Médicos e à Ordem dos Nutricionistas no Grupo de Trabalho do Setor Leiteiro, na Assembleia da República, concluiu-se que o leite é um produto que reúne características nutricionais únicas quer para crianças, como para adultos, não sendo conhecido qualquer outro produto que o possa substituir. “Temos a obrigação de lutar por ele”, concluiu.

Comente este artigo

O artigo Propostas de relatório do leite aprovadas por unanimidade foi publicado originalmente em Açoriano Oriental

Anterior AlgaEnergy faz balanço positivo da sua presença na Infoagro
Próximo Plataforma online onde empresários podem encontrar o match perfeito

Artigos relacionados

Últimas

AJAP lança Concurso Nacional de Jovens Talentos Agro-rurais e ciclo nacional de workshops

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

Decorrem de 2 de Maio a 3 de Junho as inscrições para a primeira edição do Concurso Nacional de Jovens Talentos Agro-rurais. Este concurso está aberto a todos os formandos finalistas das escolas profissionais agrícolas e de desenvolvimento rural existentes no País e visa «despertar o espírito empreendedor agrícola e de inovação», […]

Últimas

BE anuncia acordo com Governo para contenção do eucalipto e arrendamento compulsivo

Lisboa, 28 jun (Lusa) – O deputado do BE Pedro Soares anunciou hoje que os bloquistas chegaram a acordo com o Governo em matérias da reforma florestal, que passam pela revogação da “lei de liberalização do eucalipto” e “arrendamento compulsivo de terras abandonadas”.

De acordo com Pedro Soares, […]

Últimas

Workshop – Cultura do Sabugueiro – 30 de Setembro 2017- Vila Pouca – Salzedas

A INOVTERRA- Associação para o Desenvolvimento Local está a promover um Workshop com o tema: Cultura do Sabugueiro – Plantação, que terá lugar no dia 30 de Setembro em Vila Pouca – Salzedas (Tarouca). 
Programa 

Comente este artigo
#wpdevar_comment_6 span,#wpdevar_comment_6 iframe{width:100% !important;} […]