O projeto Rural On – Agricultura Conectada, promovido pela APPITAD em parceria com o MORE CoLAB, vai realizar uma sessão de esclarecimentos sobre a problemática da agricultura circular na cidade de Lamego, no próximo dia 17 de novembro, sexta-feira.
A sessão terá lugar na Sala Conferências do Centro Multiusos de Lamego, a partir das 10h00, e contará com a presença de representantes de várias entidades ligadas à agricultura, incluindo o Município de Lamego, a Sociedade Agrícola e Comercial do Varosa, a BioTedo, a Regiefrutas/OPAV, o MORE CoLAB, a APPITAD, a ApavDouro e a CVR Távora-Varosa.
O programa da sessão inclui as seguintes apresentações:
- Sessão de abertura com Francisco Lopes, presidente da Câmara Municipal de Lamego, e Albino Bento, coordenador do MORE CoLAB;
- “Caves Murganheira – percursos da agricultura circular na fileira do vinho”, por Marta Lourenço, da Sociedade Agrícola e Comercial do Varosa;
- “Papel da Bio-Região na agricultura circular”, por Marco Souto, da BioTedo;
- “Agricultura circular na fileira da Baga de Sabugueiro”, por Edite Macedo, da Regiefrutas/OPAV;
- Mesa-redonda sobre os desafios para a agricultura circular no Távora-Varosa, com Albino Bento, André Gouveia, produtor de maçã, Francisco Ataíde Pavão, presidente da APPITAD, Filipe Lima, presidente da ApavDouro, e José Pereira, presidente da CVR Távora-Varosa.
A sessão é gratuita e aberta a todos os interessados em saber mais sobre a agricultura circular. As inscrições podem ser feitas aqui.
A agricultura circular é uma abordagem à agricultura que visa reduzir o desperdício de recursos e promover a sustentabilidade. Esta abordagem tem como objetivo criar sistemas agrícolas que sejam mais eficientes no uso de recursos, como água, energia e nutrientes, e que sejam menos poluentes.
A sessão de esclarecimentos em Lamego pretende dar a conhecer as vantagens da agricultura circular e promover a sua adoção por parte dos agricultores da região.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.