É já nos dias 17, 18 e 19 de novembro que se irá realizar, pelo segundo ano consecutivo, o evento exclusivamente dedicado aos vinhos fortificados e doces portugueses, ‘Nobre Gosto’, no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras. A iniciativa organizada pela Grandes Escolhas e com o apoio do Município de Oeiras e com entrada livre, assume-se como um evento único em Portugal que pretende acima de tudo evidenciar a notoriedade dos vinhos fortificados, a nível nacional e internacional. O primeiro dia é dedicado aos profissionais com uma ação de formação dirigida ao setor da restauração e que conta com o apoio técnico do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).
O anfitrião deste evento é o vinho de Carcavelos, um dos mais antigos vinhos fortificados portugueses que esteve perto da extinção, mas foi objeto de recuperação através de um trabalho exemplar da Câmara Municipal de Oeiras, detentora da marca ‘Villa Oeiras’.
“Portugal deve orgulhar-se pelo facto de produzir dos melhores vinhos fortificados do mundo. Este evento, que organizamos pela segunda vez, tem precisamente como objetivo realçar o reconhecimento dos vinhos nacionais fortificados e doces que, por vezes, não têm o destaque merecido”, afirma João Geirinhas, diretor de negócio da revista Grandes Escolhas.
Durante Sábado e Domingo, nos dois dias de evento aberto ao público, os visitantes terão acesso a exposição e prova de vinhos fortificados, a exposição e vendas de iguarias, sobretudo doces ou salgados que combinem e harmonizem com os vinhos fortificados, doces regionais e outro tipo de pastelaria fina, chocolates e também patés e similares. Irão decorrer, ainda, demonstrações culinárias, com sessões, visando a harmonia de preparações culinárias com os vinhos fortificados.
O programa das provas comentadas, é uma das peças chaves do evento, apresentando provas de vinhos raros e excecionais, tutoradas por especialistas. Estas provas terão limitação de lugares a 30 pessoas e o seu acesso faz-se por inscrição prévia. Entre estas, destaca-se uma prova de “Um século de vinhos de Porto, Colheita da Real Companhia Velha”, no dia 18 de novembro e uma homenagem ao Enólogo e ex-administrador da José Maria da Fonseca, Domingos Soares Franco recentemente reformado, que traz os vinhos Moscatel de Setúbal que mais marcaram a sua longa carreira, no domingo, dia 19. Um convite para fazer um lote próprio de vinhos de Carcavelos e uma harmonização de vinhos fortificados com o Pudim Abade de Priscos, completam este programa.
No dia dedicado aos profissionais, irá decorrer a ação de formação e sensibilização para profissionais do canal HORECA, “Vinhos Fortificados na hotelaria e restauração: Como servir e vender o melhor de Portugal”, pelas 15h00 e que conta com a colaboração de técnicos credenciados do IVDP.
Estão ainda previstas visitas guiadas à Adega do vinho generoso Villa Oeiras, com prova e venda de vinhos. Por razões de lotação, a inscrição prévia será obrigatória, ainda que gratuita.
A degustação dos vinhos, nos vários stands, será realizada apenas com o copo do evento, que estará à venda no local por 10 euros. Os bilhetes também se encontram à venda no local do evento e no ticketline.
“Este evento procura acima de tudo evidenciar a notoriedade dos nossos vinhos, chamando a atenção da opinião pública e publicada, dos agentes do sector, do turismo e de especialistas e líderes de opinião internacionais para a excecional qualidade dos vinhos generosos e doces que se fazem no país”, conclui João Geirinhas.
Horários
Sexta-feira | 17 de novembro (Formação exclusiva para profissionais do sector Horeca) – 15h00
Sábado | 18 de novembro – 15h00 / 21h00
Domingo | 19 de novembro – 15h00 / 19h00