A primeira reunião do grupo consultivo do projeto PolinizAÇÃO teve lugar no dia 19 de setembro, na sede do Laboratório Associado TERRA, no Instituto Superior de Agronomia. O encontro reuniu representantes de vários ministérios e entidades ligadas à conservação da natureza e biodiversidade, entre as quais a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e marcou um passo importante no processo de co-construção de um Plano de Ação para a Conservação e Sustentabilidade dos Polinizadores em Portugal.
Coordenado pelo Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet da Universidade de Coimbra – Unidade de Investigação do Laboratório Associado TERRA -, o projeto PolinizAÇÃO tem como principal objetivo a criação de um Plano de Ação que defina medidas concretas para a sustentabilidade e conservação dos insetos polinizadores em Portugal.
A primeira sessão focou-se no valor dos polinizadores e na recolha de contributos para a definição de prioridades e estratégias de implementação. Foi ainda salientada a importância da cooperação interministerial e multissetorial para garantir a conservação dos polinizadores em território português.
Nos próximos meses, o grupo consultivo continuará a trabalhar na validação das ações propostas, com o objetivo de fortalecer a rede de apoio necessária para a implementação eficaz do Plano de Ação para os Polinizadores.
Para além do Plano de Ação, o projeto destaca-se pelo forte envolvimento dos cidadãos com duas iniciativas de ciência cidadã: uma integrada na plataforma BioDiversity4All (iNaturalist) outra através da aplicação FITCount. Graças a estas iniciativas, o PolinizAÇÃO estabeleceu uma parceria com o projeto europeu More4Nature, que promove iniciativas para a co-produção de dados e conhecimentos, capacitando os cidadãos para uma gestão sustentável dos recursos naturais.
Conheça o projeto PolinizAÇÃO aqui.
Fonte: Labterra
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.