Potenciar o diálogo entre produtores, consumidores e investigadores sobre o cultivo e o consumo de culturas subutilizadas na Europa, nomeadamente leguminosas, cereais e produtos hortícolas é o grande objetivo da nova aplicação gratuita RADIANT APP, disponível para iPhone e Android.
A aplicação resulta do projeto de investigação europeu RADIANT – Realização de Cadeias de Valor Dinâmicas para Culturas Subutilizadas. Liderado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto, o projeto abrange 29 entidades, públicas e privadas, de 12 países europeus, e tem a parceria da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Financiado pelo programa “Horizonte 2020” da União Europeia, há duas explorações agrícolas em Portugal que integram o projeto RADIANT: a BioFontinhas (Açores) e o Freixo do Meio (Alentejo). São duas das 20 explorações agrícolas piloto, designadas por “explorações AURORA”, que são locais de teste e que promovem práticas orgânicas e sustentáveis.
Em dois anos de projeto europeu, os investigadores do RADIANT têm, através de diferentes ações, procurado sensibilizar a comunidade e entidades governamentais para os benefícios dos alimentos tradicionais, destacando a sua valorização nutricional e abordando preocupações relacionadas com a sobrepopulação mundial e a possível escassez de alimentos. As culturas subutilizadas, frequentemente negligenciadas, têm um uso limitado em diferentes contextos geográficos, sociais e económicos, mas oferecem uma grande promessa para diversificar os sistemas agrícolas, criar sistemas agrícolas cada vez mais sustentáveis e diversificar dietas.
Além do serviço de marketplace e do fórum (espaço de diálogo), a nova aplicação Radiant APP – disponibiliza um conjunto de outras funcionalidades:
- Informações detalhadas, como dados sobre benefícios nutricionais, receitas, modos de cultivo e uso eficiente de recursos;
- Notificações e atualizações de notícias sobre boas práticas, eventos e resultados de investigação científica;
- recursos educativos, como materiais para promover a sustentabilidade ambiental e a saúde humana nas escolas.
A Radiant APP está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos da Apple e do Google. Com o lançamento desta aplicação, a equipa de investigação do projeto dá um passo significativo na promoção da sustentabilidade e diversificação alimentar, esperando que esta ferramenta ajude a sensibilizar e capacitar a comunidade global para os benefícios das culturas subutilizadas.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.