Foi aprovado em Conselho de Ministros de dia 21 de dezembro de 2023 a resolução que prorroga a duração do Programa Nacional de Regadios até 2028, aumentando a ambição através de expansão da área intervencionada. A informação pode ler-se no lê-se no comunicado do Conselho de Ministros, divulgada no mesmo dia.
De acordo com o comunicado do Governo, o Programa Nacional de Regadios “visa a expansão, reabilitação e modernização dos regadios existentes e a criação de novas áreas regadas, designadamente com potencial de ligação às existentes, com o objetivo de promover o regadio e outras infraestruturas coletivas, numa ótica de sustentabilidade, contribuindo para a adaptação às alterações climáticas, o combate à desertificação e a utilização mais eficiente dos recursos.
O Programa Nacional de Regadios foi aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros (RCM) n.º 133/2018, de 20 de setembro e é financiado através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.