|
|
|
|
– 01-06-2012 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Produtores do Ribatejo apostam em variedades que tragam "novas sensa��es" aos consumidores
A Torriba, Organiza��o de Produtores de Hortofrut�colas aposta em introduzir no mercado nacional variedades �que tragam novas sensa��es� aos consumidores, estando j� a comercializar com a sua marca o chamado �tomate berry�. Gon�alo Escudeiro, dirigente da Torriba, disse � agência Lusa que a organiza��o criou, no final de 2011, uma marca, a �Eat a Vit�, com que come�ou a colocar os produtos que comercializa tanto na grande distribui��o nacional como no mercado de exportação. Criada em 1997 exclusivamente para escoar a produ��o de tomate para a ind�stria, de enorme import�ncia na regi�o, a Torriba alargou, a partir de 2000, a sua actividade para outras culturas, como a batata, a ervilha, os br�colos, os pimentos, as curgetes, ou a cenoura. O investimento numa central hortofrut�cola, em 2010, permitiu a entrada no mercado de frescos, tanto nacional como de exportação, disse. Apostando na Inovação, esta organiza��o de produtores tem em curso v�rios projectos, como o que abrange perto de 3.000 hectares de terrenos nos vales do Tejo e do Sorraia, com a instala��o de sondas que permitam uma gestáo rigorosa da �gua para rega, ou ainda os que procuram novas variedades de ervilha, meloa, mel�o, melancia ou batata. A Torriba está a introduzir duas novas culturas, de fava e, pela primeira vez em Portugal, de amendoim. �� uma cultura que queremos lan�ar em Portugal, pelas condi��es que traz em termos de uma excelente rota��o com as culturas que se fazem na regi�o e por ser uma cultura melhoradora, ou seja, não s� não explora os solos como lhes d� um valor acrescentado porque fixa o azoto que existe na atmosfera�, disse Gon�alo Escudeiro � Lusa. Em estudo está a introdu��o no mercado nacional de uma ervilha �extra doce� que � comida com a vagem e que a Torriba quer comercializar em embalagens tipo snack para as crian�as. �Queremos trazer novas sensa��es aos consumidores e na área dos hortofrut�colas h� uma imensid�o de coisas�, com a investiga��o a �ir � procura de produtos e de sabores que praticamente j� se tinham perdido�, afirmou. O �tomate berry�, tomate de pequenas dimens�es com a forma de morango e cor, sabor e textura �que t�m sido muito bem aceites pelos consumidores�, foi trazido da Feira de Berlim, onde foi eleito �produto Inovação� em 2008. Para Gon�alo Escudeiro, a import�ncia da participa��o em feiras tem a ver não s� com a divulga��o dos produtos comercializados pela organiza��o como �pelas ideias que se v�o buscar�. Fonte: Lusa
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2012. Todos os direitos reservados. |