Produtores do Oeste preveem colheita de 200 mil toneladas de pera Rocha

Produtores do Oeste preveem colheita de 200 mil toneladas de pera Rocha

[Fonte: Vida Rural]

Os produtores de pera Rocha do Oeste estimam que a colheita deste ano atinja as 200 mil toneladas. A campanha deste ano, que arrancou esta segunda-feira (12 de agosto), “deverá andar em valores muito idênticos aos do ano passado“, disse à agência Lusa o presidente da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), Domingos dos Santos.

De acordo com o presidente da ANP, durante a colheita poderá registar-se “alguma quebra em relação ao potencial de produção” da região já que, “nas zonas mais a sul, há produções afetadas com a estenfiliose da pereira [um fungo que causa manchas castanhas no fruto]”, por um lado, por “serem zonas mais húmidas” e, por outro, “pelo verão atípico”.

Apesar disso, a Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha prevê que “as dinâmicas não fujam ao que foi a campanha anterior”, quer em termos de colheita quer de comercialização, com 60% da produção a ser escoada para mais de uma dezena de mercados estrangeiros.

Em relação ao Reino Unido, a ANP admite “alguma apreensão com um ‘Brexit’ sem controlo” que poderá obrigar a “aplicar a pauta aduaneira da Organização Mundial do Comércio, em que a fruta vai chegar lá mais cara”, e menos acessível às pessoas com “menos poder de compra”, explicou ainda Domingos dos Santos.

Em alternativa, a associação já começou a preparar novos mercados, entre os quais a China, onde a pera poderá ser comercializada em 2020. A pera Rocha do Oeste é um dos produtos agrícolas nacionais mais exportados, sendo o Brasil, o Reino Unido, a França, a Alemanha e Marrocos os cinco principais destinos das exportações.

Comente este artigo

O artigo Produtores do Oeste preveem colheita de 200 mil toneladas de pera Rocha foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior AJAP pede prioridade para sector agrícola nos postos de combustível
Próximo Segurança Alimentar | Entrevista a Francisco Sarmento

Artigos relacionados

Últimas

Crédito Agrícola e a AGROINSIDER associam-se para apoiar a modernização da Agricultura

[Fonte: Gazeta Rural]
O Crédito Agrícola estabeleceu uma parceria com a AGROINSIDER, uma empresa especialista em soluções inovadoras na área da agricultura de precisão, que utiliza tecnologia espacial (informação digital de satélites) para criar conhecimento agronómico aplicável na exploração agrícola.
O protocolo foi assinado ontem por Licínio Pina, […]

Nacional

Prazo para candidaturas dos agricultores ao Pedido Único alargado até 06 de Maio

[Fonte: Gazeta Rural]

O prazo para a entrega de candidaturas ao Pedido Único (PU) de ajudas 2019 foi prorrogado até 06 de Maio, sem penalização, anunciou o Ministério da Agricultura.
“O Governo decidiu prorrogar ao próximo dia 06 de maio o prazo de submissão das candidaturas ao Pedido Único, […]

Sugeridas

OGM – O Cultivo de milho Bt beneficia culturas biológicas e convencionais

Uma meta-análise de dados de 40 anos de cultivo de milho Bt confirma que a utilização das variedades de milho geneticamente modificado contribuem para a grande redução de aplicação de insecticidas e beneficiam culturas vizinhas, tanto convencionais como biológicas (orgânicas), com redução dos impactos no meio ambiente, […]