Produção de leite para consumo e de leites acidificados cai em Outubro de 2019

A recolha de leite de vaca em Outubro de 2019 foi 148,9 mil toneladas, o que indica um aumento de 2,5% (+2,7% em Setembro), revela o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Dezembro de 2019 do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O fabrico de produtos lácteos diminuiu 9,9% (-6,3% em Setembro), devido à menor produção de leite para consumo (-13,4%) e de leites acidificados (-13,0%), já que os restantes produtos registaram aumentos de volume de 2,3% na nata para consumo, de 5,0% na manteiga e de 3,4% no queijo de vaca, acrescentam os técnicos do Instituto Nacional de Estatística.

Gado abatido

Quanto ao peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em Outubro de 2019 foi 42.282 toneladas, o que correspondeu a um acréscimo de 6,7% (+6,7% em Setembro), devido ao maior volume de abate registado nos suínos (+9,2%), ovinos (+13,9%) e equídeos (+35,3%).

Pelo contrário, revela o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Dezembro de 2019 do Instituto Nacional de Estatística (INE), os bovinos e caprinos apresentaram decréscimos de 2,6% e 20,5%, respectivamente.

Em relação ao número de animais abatidos, verificou-se igualmente um acréscimo no número de suínos (+7,8%), ovinos (+8,4%) e equídeos (+5,9%). Já o número de bovinos diminuiu 5,8% e os caprinos registaram um decréscimo de 22,9%.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Produção de frango e de ovos de galinha para consumo aumentam em Outubro de 2019
Próximo Bensaude distribuição aposta nos produtores locais

Artigos relacionados

Últimas

Previsões INE: tomate para indústria regista produtividade de 95 toneladas por hectare

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 30 de Setembro, apontam para um considerável aumento na produção de tomate para a indústria, […]

Dossiers

PDR2020: Assistência Técnica

Esta Operação tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do PDR 2020, nomeadamente através de ações integradas nos planos de atividades da […]

Nacional

Conferência sobre smart farming e os novos desafios para o direito

Vai ter lugar,na tarde de 6 de Junho próximo, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, uma conferência sobre “Smart farming e os novos desafios para o direito”. […]