Produção de azeitona para azeite cresce 20% com dificuldades na gestão do bagaço da azeitona

Produção de azeitona para azeite cresce 20% com dificuldades na gestão do bagaço da azeitona

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 30 de Novembro, apontam para um aumento na produção de azeitona para azeite (+20%), estimando-se que possa atingir as 870 mil toneladas, uma das maiores desde que se dispõe de registos sistemáticos.

De notar, no entanto, o aumento das dificuldades na gestão do bagaço da azeitona, que poderá comprometer o normal desenvolvimento da colheita, refere o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Dezembro de 2019 do INE.

Olivais para azeite com produção historicamente elevada

A precipitação de Novembro não condicionou a colheita mecânica da azeitona nos olivais intensivos e superintensivos, tendo, nos olivais tradicionais apanhados à mão, sido responsável por atrasos pouco significativos.

A carga de frutos inicial foi superior à da campanha anterior e, apesar dos receios causados pela escassa precipitação ao longo do ciclo, grande parte aguentou-se até à fase de maturação. Os técnicos do INE esperam um aumento de 20% na produção da azeitona para azeite, para as 870 mil toneladas, ao nível das melhores campanhas dos últimos oitenta anos.

De referir que este aumento de produção, associado à concentração da colheita e ao sub-dimensionamento das unidades de armazenamento e transformação do bagaço de azeitona, estão a causar apreensão nos agentes do sector, relativamente à capacidade instalada para receber e transformar este subprodutos da produção de azeite, o que, no pior cenário, poderá conduzir a uma paragem na apanha da azeitona.

Para a azeitona de mesa o aumento ainda deverá ser mais significativo, com a produção a alcançar a 18 mil toneladas (+35%, face a 2018).

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Águeda: depressão Elsa inunda a terra dos guarda-chuvas
Próximo Augusto Santos Silva. Europa tem de envolver os cidadãos na transição energética

Artigos relacionados

Cotações ES

El porcino de capa blanca ya lleva doce semanas con bajadas

El mercado del porcino de capa blanca sigue orientado a la baja en el caso de los animales cebados, […]

Nacional

Vai fazer uma queimada? Registe-se na App do ICNF e peça autorização em 3 passos

Precisa de fazer uma queima ou uma queimada? Saiba que precisa de autorização. Pode registar-se na App do ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e pedir a autorização em 3 […]

LIVE

Live-stream: Biomassa e gestão florestal conjunta para diminuir incêndios? Sabugal debate inovação e futuro energético

A realização da Enertech — Feira das Tecnologias para a Energia teria lugar no Sabugal neste mês de Outubro, “se não estivéssemos a vivenciar o actual contexto pandémico”. Mas, o Município do […]