IVA zero entra em vigor esta terça-feira e há supermercados que já a estão a aplicar a medida – e a explicá-la. Saiba como estão a reagir as empresas de distribuição a esta lei, que produz efeitos até outubro deste ano.
A medida que isenta de IVA um cabaz de 46 alimentos considerados essenciais entra em vigor esta terça-feira, sendo que o retalho tem ainda alguns dias para refletir esta isenção nos preços de venda ao público. Contudo, há supermercados que estão já a aplicá-la e a baixar os preços.
A lista de produtos alimentares que passam a estar isentos de IVA – na sequência de um pacto tripartido assinado entre o Governo e os setores da produção e da distribuição alimentar – inclui legumes, carne e peixe nos estados fresco, refrigerado e congelado, assim como arroz e massas, queijos, leite e iogurtes e frutas como maçãs, peras, laranjas, bananas e melão, três tipos de leguminosas, ou ainda, entre outros, bebidas e iogurtes de base vegetal.
O Notícias ao Minuto consultou alguns dos supermercados online para tentar perceber como é que os grupos de distribuição estão a reagir à entrada em vigor desta medida e alguns deles já estão mesmo a colocá-la em prática.
É o caso do Continente, que disponibiliza uma área no seu site dedicada ao IVA zero, com o lema ‘O essencial é estar ao lado das famílias’. Os produtos estão divididos por secções e é […]