Maior controlo, diversão e espaços multifuncionais. Estas são as três tendências identificadas por um estudo promovido pela PortugalFoods sobre megatendências no agroalimentar.
Dois anos de pandemia tiveram consequências em todos os setores da economia. E alteraram por completo o comportamento dos consumidores. Um estudo realizado pela Mintel, a pedido da PortugalFoods revela três tendências essenciais no que se refere ao setor agroalimentar.
O que se descobriu foi que o consumidor está mais exigente no que concerne à informação sobre o que consome. Quer ter um maior controlo e, principalmente, quer transparência. Quer produtos alimentares que lhe proporcionem “experiências únicas”. Mas isso é apenas a ponta do.
Em conversa com o Dinheiro Vivo, Deolinda Silva, diretora executiva da PortugalFoods, revelou que houve uma grande evolução na relação entre o setor agroalimentar e a inovação nos últimos anos. Hoje é um setor “qualificado e orientado para o mercado, acompanhando as tendências mundiais para se adaptar e diferenciar no mercado global”. E se é certo que, como refere a responsável da PortugalFoods, haja empresas que são reconhecidas como muito inovadoras, a verdade é que a “generalidade das empresas mais dinâmicas e com potencial exportador têm processos de inovação bem estabelecidos, em termos de produto, processo ou modelo de negócio”.
Há a tendência para pensar que não há inovação em Portugal. Que os “outros” são sempre melhores. Mas isso não é bem assim. Como afirma Deolinda Silva, nos últimos anos Portugal tem vindo a evoluir positivamente em termos de convergência com os países mais inovadores da Europa e, apesar de em 2021 o comportamento não ter sido como nos anos anteriores, a expectativa é que em 2022 Portugal passe novamente a estar no grupo dos países fortemente inovadores. Agora para que isto continue é necessário “aumentar o investimento em inovação e o emprego em empresas inovadoras”. Para tal, e na opinião de Deolinda Silva deve-se apostar, cada vez mais, em estratégias colaborativas.
Sustentabilidade ganha terreno
Quando falamos de produtos agroalimentares é inevitável pensar na questão da sustentabilidade. Seja na produção dos mesmos, seja na vertente da embalagem, na distribuição ou mesmo na questão dos resíduos. Mas não apenas nisso. Há também que olhar para a embalagem, para as soluções , e ainda, refere Deolinda Silva, pelo uso de práticas agrícolas mais responsáveis ou pela promoção do bem-estar animal e dos trabalhadores. Os dados recolhidos pelo estudo […]
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação para o setor agroalimentar em 2022