Portugal em situação de seca

Portugal em situação de seca

[Fonte: Vida Rural]

Portugal está “parcialmente em situação de seca, devido a anos pouco chuvosos cujos efeitos são agravados pelas alterações climáticas”. A Associação Natureza Portugal, representante do Fundo Mundial para a Natureza (ANP/WWF), recomenda medidas políticas e empresariais para inverter a situação e diz que o país “está a viver além da água que tem”.

A associação recomenda a conservação e reabilitação dos ecossistemas aquáticos saudáveis, o não-financiamento de novos regadios em zonas de escassez e sempre que não se garantam sistemas de uso eficiente da água e pela redução da procura através do aumento de eficiência de utilização nos diferentes sectores.

Para além disso, a associação aconselha as empresas a participar em projetos e iniciativas de pagamento de serviços dos ecossistemas (nomeadamente fluviais), a integrar a gestão da água na sua cadeia de valor, bem como a assumir o risco hídrico da atividade e as responsabilidades sobre o uso da água nos planos social e ambiental.

Aos cidadãos, a ANP/WWF aconselha a reduzir os consumos domésticos em permanência, a optar por consumos de reduzida pegada hídrica, na alimentação, no vestuário e no lazer, e a participarem civicamente, de forma ativa, denunciando irregularidades na gestão local da água e pressionando as autoridades para a adoção de uma gestão preventiva e para o cumprimento dos princípios e objetivos da Diretiva-Quadro da Água.

“Cidadãos, empresas, agentes do sector agrícola e Estado devem comprometer-se com o uso sustentável da água, num país que é parcialmente afetado por escassez hídrica e onde se prevê um agravamento desta condição no futuro próximo. A mitigação dos impactos das secas e da escassez hídrica em Portugal combate-se através de medidas responsáveis em toda a cadeia de utilização da água”, acrescenta a associação.

Comente este artigo

O artigo Portugal em situação de seca foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior Portugal em situação de alerta devido ao risco de incêndio
Próximo Portugueses criam armadilha para destruir ninhos de vespa-asiática

Artigos relacionados

Nacional

Vitis 2017/2018 – Pedidos de pagamento adiantado e alteração de candidaturas

Encontram-se disponíveis no portal do IFAP as funcionalidades para registo dos pedidos de alteração e dos pedidos de pagamento adiantado das candidaturas aprovadas da campanha 2017/2018, […]

Nacional

Comissão Vitivinícola dos Açores passa a 'verificar' genuinidade dos vinhos não certificados

[Fonte: Açoriano Oriental]

A Comissão Vitivinícola Regional dos Açores (CVR) vai passar a emitir pareceres técnicos para o Governo sobre o controlo da genuinidade e qualidade dos vinhos não certificados produzidos e/ou engarrafados na região. […]

Nacional

Portugal vai mandar porcos para a China. Pode render 100 milhões

[Fonte: Dinheiro Vivo – empresas]
Os produtores portugueses começam esta quarta-feira a exportar carne de porco para a China, […]