Polaco Janusz substitui Phil Hogan como Comissário Europeu da Agricultura

Após as eleições europeias, o Parlamento Europeu tem novas caras em diferentes pastas. O polaco Janusz Wojciechowski vai substituir Phil Hogan como Comissário Europeu da Agricultura. Hogan continua como Comissário, mas agora do Comércio.

Relembre-se que o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, atribuiu a Medalha de Honra da Agricultura ao Comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan, durante a sessão inaugural da AgroSemana – Feira Agrícola do Norte, no passado dia 29 de Agosto.

O novo comissário foi, durante vários anos, deputado do Parlamento Europeu na área da Agricultura, sendo ainda membro do Tribunal de Contas Europeu.

O polaco, de 65 anos, é licenciado em Direito. Wojciechowski é ainda o único representante do Grupo de Conservadores e Reformistas Europeus (ERC), o quarto maior partido europeu.

Hogan responsável pelo Brexit

Phil Hogan, antigo comissário europeu da Agricultura, assume agora a pasta do Comércio, ficando responsável pelas negociações comerciais em relação ao Brexit.

A portuguesa Elisa Ferreira vai ser a próxima comissária europeia com a pasta de coesão e reformas, um cargo maior do que inicialmente se esperava.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, atribui assim a Portugal a gestão dos fundos regionais, a responsabilidade sobre o novo instrumento orçamental para a convergência e competitividade e o fundo de transição energética.

Ursula van der Leyen

A conservadora alemã que se iniciou tardiamente na actividade política, depois de décadas de prática clínica como ginecologista, Ursula van der Leyen, aos 60 anos, está prestes a cumprir a sua grande ambição: exercer um cargo europeu, e logo o mais importante de todos. A antiga ministra da Família, do Emprego e Assuntos Sociais, e da Defesa nos sucessivos governos de Angela Merkel; amiga e grande aliada política da chanceler da Alemanha, será a primeira mulher a dirigir um executivo comunitário.

Ambiente e Oceanos

A Comissão do Ambiente e Oceanos fica a cargo do jovem ministro da Economia e Inovação da Lituânia, de 28 anos, Virginijus Sinkevicius, da Lituânia (Verdes). Será o segundo comissário que pertence aos Verdes, embora as suas ideias políticas não estejam totalmente em consonância com as da sua família europeia.

Elisa Ferreira a representar Portugal

No que diz respeito à representação portuguesa, aos 63 anos, a antiga ministra e eurodeputada, Elisa Ferreira, que era actualmente vice-governadora do Banco de Portugal, regressa a Bruxelas para gerir a distribuição dos fundos comunitários, mas também para promover a política europeia de apoio às regiões que terão de enfrentar a transição energética ou, após a sua constituição, do futuro instrumento orçamental para a convergência e a competitividade.

Hogan condecorado por Capoulas

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, atribuiu a Medalha de Honra da Agricultura ao Comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan.

Trata-se de uma condecoração que tem como objectivo reconhecer publicamente e distinguir as pessoas ou organizações que, de forma particularmente dedicada e empenhada, através da sua acção continuada, contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento da agricultura e valorização do mundo rural.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos
Próximo II Seminário Internacional “Potencial e a Rentabilidade da Cultura da Amêndoa” - 17 de setembro - Santarém

Artigos relacionados

Últimas

Feira do Mel, Queijo e Pão em Mértola até domingo


Mértola recebe, a partir de hoje e até domingo, dia 28, a XXI Feira do Mel, Queijo e Pão, […]

Blogs

Batatas!

Hoje foi dia de plantarmos as nossas batatas, mas apenas um saco de “batata de semente” para o nosso consumo e pouco mais, só pelo gosto de […]

Nacional

Capoulas Santos diz que Portugal está “nos primeiros lugares” na execução de fundos comunitários

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, disse esta sexta-feira que Portugal está “nos primeiros lugares” na execução dos fundos comunitários e mostrou-se “muito perplexo” […]