II Seminário Internacional “Potencial e a Rentabilidade da Cultura da Amêndoa” – 17 de setembro – Santarém

II Seminário Internacional “Potencial e a Rentabilidade da Cultura da Amêndoa” – 17 de setembro – Santarém

No próximo dia 17 de Setembro de 2019, pelas 9h00, no Auditório da Escola Superior Agrária de Santarém, irá então realizar-se o II Seminário Internacional “O Potencial e a Rentabilidade da Cultura da Amêndoa”.

Ao nível do conhecimento, o Ribatejo vai receber a segunda edição do II Seminário Internacional “O potencial e a rentabilidade da cultura da amêndoa”, estando a organização a cargo da AlmondPT, da Cadova e da Escola Superior Agrária. Vão estar presentes os melhores especialistas internacionais, americanos, espanhóis e portugueses que vão passar muita informação sobre a sua experiência a todos os agricultores que queiram saber mais sobre esta promissora cultura.

David Doll, da da Universidade de Davis, Califórnia, e especialista na cultura da amêndoa, é a figura em destaque neste evento, que vai falar sobre as perspetivas para os pomares de amendoal na Califórnia, com foco nas novas tecnologias que se avizinham.

O seminário conta também com Xavier Miarnau, investigador do IRTA, em Lerida, e um dos maiores especialistas de amêndoa na Península Ibérica, que vai falar sobre as potencialidades da cultura em Portugal e Espanha.

Para além da radiografia à situação atual da fileira da amêndoa, serão ainda abordados temas como a plantação e acompanhamento da cultura, as necessidades hídricas e controlo de rega, bem como a conta de cultura da amêndoa e as perspetivas de apoio num futuro cenário da PAC.

Este seminário vai ter repartição em dois módulos em sala, no auditório da Escola Superior Agrária de Santarém, e uma visita de campo à Quinta da Lagoalva de Baixo, onde será possível assistir, pela primeira vez no Ribatejo, à colheita mecânica num amendoal superintensivo.

Este seminário tem como objetivo informar os agricultores para o potencial da cultura da amêndoa. Neste contexto, a cultura da amêndoa é uma das alternativas que tem despertado mais interesse, devido à rentabilidade que apresenta e às boas condições e dafoclimáticas de Portugal para esta cultura.

O seminário é de entrada gratuita mas com registo obrigatório.

PROGRAMAFICHA DE INSCRIÇÃO 

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Anterior Polaco Janusz substitui Phil Hogan como Comissário Europeu da Agricultura
Próximo Conferência Smart Waste Portugal 2019 - Um Futuro Circular - 17 de setembro - Porto

Artigos relacionados

Eventos

13ª edição do Congresso Internacional da Pera – 23 a 25 de junho – Roterdão

O Congresso Internacional da Pera terá lugar de 23 a 25 de junho de 2020 em Roterdão (Holanda) e será coorganizada pela AREFLH e pela DPA – Associação Holandesa de Produtos. […]

Eventos

15º Congresso da Água – 25 a 28 de março – Lisboa

Organizado pela APRH – Associação dos Recursos Hídricos, esta edição tem como tema “Para uma política da água em Portugal – o contributo da APRH”. […]

Eventos

SolidarISA: Apanha de Couves- 16 de Maio 2017 – Lisboa

No próximo dia 16 de Maio, já amanhã, o SolidarISA volta à atividade!
Onde e quando?
A apanha de couves vai decorrer na Terra Grande , […]