Plano nacional de combate às resistências aos antimicrobianos – Uma só Saúde 2019-2023

Plano nacional de combate às resistências aos antimicrobianos – Uma só Saúde 2019-2023

[Fonte: DGAV] No âmbito do conceito “Uma Só Saúde”, a Direção Geral da Saúde, a Direção Geral da Alimentação e Veterinária e a Agência Portuguesa do Ambiente, homologaram o Plano Nacional de Combate à Resistência aos Antimicrobianos 2019-2023 (PNCRAM).


A resistência aos antimicrobianos (RAM) é uma ameaça global grave e crescente à saúde humana e animal e por isso considerada pela comunidade científica, mas também pelos governos e organizações internacionais, uma questão prioritária.

Neste pressuposto e dadas as importantes e interdependentes dimensões humana, animal e ambiental da resistência aos antimicrobianos e consequente necessidade de uma abordagem holística e multissetorial, considerou-se imprescindível o desenvolvimento de uma estratégia nacional eficaz e comum aos ministérios da Saúde, da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e do Ambiente e Transição Energética.

Assim,  no âmbito do conceito “Uma Só Saúde”, a Direção Geral da Saúde, a Direção Geral da Alimentação e Veterinária e a Agência Portuguesa do Ambiente, homologaram o Plano Nacional de Combate à Resistência aos Antimicrobianos 2019-2023 (PNCRAM). Reconhecendo que a resistência aos antimicrobianos pode ser minimizada e que as medidas práticas viáveis no combate àquele fenómeno são sobejamente conhecidas e devem ser adotadas e aplicadas de forma generalizada, as partes envolvidas assumem assim,  através da implementação do PNCRAM, o compromisso ao mais alto nível no combate à resistência aos antimicrobianos.

Comente este artigo
Anterior Territórios: gerir o declínio, promover a diferença ou alimentar a demagogia? - Manuel Brandão Alves
Próximo Escuteiros plantam 500 árvores na Serra da Estrela

Artigos relacionados

Últimas

Centros de Competência marcam presença na Feira Nacional de Agricultura 2019

A inovação constitui, reconhecidamente, um dos principais desafios da agricultura e da floresta portuguesa para as próximas décadas.
Ciente desta realidade, […]

Últimas

Parlamento Europeu declara “emergência climática e ambiental”

O Parlamento Europeu declarou hoje o estado de “emergência climática e ambiental” e defendeu que a União Europeia se comprometa a reduzir emissões de gases com efeito de estufa em 55% até 2030, […]

Últimas

Barragem para travar seca no Algarve custa 100 milhões

Câmaras propõem a construção da barragem da Foupana e de central de dessalinização. […]