Perturbações, trovoadas e calor.

Perturbações, trovoadas e calor.

– Perturbações, trovoadas e calor –

Estes últimos 2 meses temos observado uma situação que não é muito usual, caracterizada pela passagem de perturbações vindas do Atlântico em direcção à Europa.

Estas perturbações são responsáveis pelo transporte de ar muito quente desde África para a Europa, resultando em episódios de calor extremo, mas também em trovoadas e situações de mau tempo associadas à inestablização e dinamização dessas massas de ar quentes cheias de energia potencial.

Em Portugal Continental, o efeito destas perturbações também se fez sentir, com dias de nebulosidade, calor e trovoadas, mas o efeito principal destas ao entrarem pelo território tem sido o arraste de ar vindo do Atlântico, que tem mantido o tempo menos quente do que o normal e por vezes ventoso.

Esperamos que o padrão de circulação atmosférica se altere um pouco durante Agosto e Setembro, resultando numa maior presença anticiclónica e tempo mais quente e estável.

No entanto, as condições observadas no Árctico este verão, com calor anormal e temperaturas oceânicas muito acima da média, poderão complicar estes prognósticos dado que estas condições nas latitudes polares tendem a tornar a circulação da atmosfera bastante mais errática e difícil de prognosticar a longo prazo.

O conhecimento científico atual aponta para que estes padrões mais anómalos de circulação da atmosfera se tornem mais frequentes á medida que o gelo no ártico diminui e as temperaturas junto ao pólo norte aquecem.

O artigo foi publicado originalmente em BestWeather.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Comente este artigo
Anterior 8º Encontro Ibérico sobre priões - 24 e 25 de outubro - Castelo Branco
Próximo Incêndios. Um ano depois só avançou a reconstrução de uma casa em Monchique

Artigos relacionados

Notícias meteorologia

Previsão de longo prazo – 17 fev a 15 mar. 2020

Precipitação total com valores abaixo do normal e temperatura média semanal com valores acima do normal […]

Notícias meteorologia

Boletim meteorológico para a agricultura – abril 2019

O mês de abril de 2019, em Portugal continental, classificou se como normal em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação. […]

Notícias meteorologia

Furacão Lorenzo – Açores

::::: Furacão LORENZO a caminho dos Açores ::::
-> 9ª actualização.
**SITUAÇÃO DE RISCO EXTREMO – GRUPO OCIDENTAL**
O Furacão Lorenzo é neste momento um ciclone de categoria 2 posicionado a 570km a sudoeste de Santa Cruz das Flores. […]