Perturbações, trovoadas e calor.

Perturbações, trovoadas e calor.

– Perturbações, trovoadas e calor –

Estes últimos 2 meses temos observado uma situação que não é muito usual, caracterizada pela passagem de perturbações vindas do Atlântico em direcção à Europa.

Estas perturbações são responsáveis pelo transporte de ar muito quente desde África para a Europa, resultando em episódios de calor extremo, mas também em trovoadas e situações de mau tempo associadas à inestablização e dinamização dessas massas de ar quentes cheias de energia potencial.

Em Portugal Continental, o efeito destas perturbações também se fez sentir, com dias de nebulosidade, calor e trovoadas, mas o efeito principal destas ao entrarem pelo território tem sido o arraste de ar vindo do Atlântico, que tem mantido o tempo menos quente do que o normal e por vezes ventoso.

Esperamos que o padrão de circulação atmosférica se altere um pouco durante Agosto e Setembro, resultando numa maior presença anticiclónica e tempo mais quente e estável.

No entanto, as condições observadas no Árctico este verão, com calor anormal e temperaturas oceânicas muito acima da média, poderão complicar estes prognósticos dado que estas condições nas latitudes polares tendem a tornar a circulação da atmosfera bastante mais errática e difícil de prognosticar a longo prazo.

O conhecimento científico atual aponta para que estes padrões mais anómalos de circulação da atmosfera se tornem mais frequentes á medida que o gelo no ártico diminui e as temperaturas junto ao pólo norte aquecem.

O artigo foi publicado originalmente em BestWeather.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Comente este artigo
Anterior 8º Encontro Ibérico sobre priões - 24 e 25 de outubro - Castelo Branco
Próximo Incêndios. Um ano depois só avançou a reconstrução de uma casa em Monchique

Artigos relacionados

Últimas

Previsão semanal 19 – 25 Janeiro

A previsão semanal para 19 – 25 de Janeiro aponta  para o predomínio da influencia de uma perturbação colocada junto […]

Últimas

Previsão sazonal – abr. a jun. 2021

Precipitação total mensal com valores normais e Temperatura média mensal com valores acima do normal para o continente e arquipélagos dos Açores e Madeira […]

Notícias meteorologia

Proteção Civil ativa alerta amarelo devido ao risco de cheias e inundações

A Proteção Civil vai acionar hoje às 18:00 o alerta amarelo de prontidão do dispositivo de proteção e socorro em todos os distritos, à exceção de Beja e Faro, devido ao […]