Na edição de 2024 da Fruit Attraction, feira internacional do sector hortofrutícola, que se realiza em Madrid, Espanha, de 8 a 10 de Outubro, o stand conjunto promovido pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal irá ter 54 empresas, associações e parceiros. Esta é a maior comitiva a participar no stand conjunto desde 2011, ano em que a associação participou pela primeira vez na Fruit Attraction.
Na tarde do primeiro dia do certame, a 8 de Outubro, o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, visita a Fruit Attraction – nomeadamente, a participação conjunta de empresas portuguesas. Está previsto que a visita tenha início pelas 14h15 (hora local) e que o ministro preste declarações aos jornalistas no stand conjunto promovido pela Portugal Fresh pelas 16h30.
A representação conjunta promovida pela Portugal Fresh ocupa um espaço com mais de 700 metros quadrados de dimensão e estará localizado no Hall 8: stands 8C08, 8C10, 8D06, 8D08, 8D10, 8E08, 8E08A. A associação fala numa «representação histórica» neste certame, que, na edição de 2024, junta mais de 2.000 expositores de 56 países, distribuídos por 10 pavilhões.
Segundo a Portugal Fresh – entidade criada em Dezembro de 2010 e que tem 112 sócios –, a Fruit Attraction é «uma plataforma de comercialização de produtos frescos e ponto de encontro entre os principais players do sector, onde se mostra o melhor da inovação, qualidade e diversidade», sendo que nesta edição «a feira dará ênfase à promoção global das exportações». «A promoção internacional feita de forma conjunta e estruturada há mais de uma década pela Portugal Fresh tem dado impulso às exportações portuguesas de frutas, legumes e flores. No primeiro semestre de 2024, as vendas internacionais ultrapassam os 1,18 mil milhões de euros, uma subida de 13,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior», assinala a associação.
Nesse período, Espanha foi o principal destino das exportações portuguesas de frutas, legumes e flores, seguida de França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido, sendo que estes cinco mercados concentraram cerca de 74% do valor das exportações. «Com a presença na Fruit Attraction, em Madrid, temos como grande objectivo maximizar o valor da produção, procurando canais e soluções com valor acrescentado. Os mercados internacionais são, hoje, um pilar do negócio das empresas produtoras, como demonstram estes resultados. A meta dos 2 mil milhões de euros de exportações anuais já foi ultrapassada há dois anos e consolidada o ano passado. Agora, é preciso que este esforço das empresas seja acompanhado pelas nossas instituições governativas, quer de Portugal, quer da União Europeia», afirma o presidente da Portugal Fresh.
Neste contexto, Gonçalo Santos Andrade destaca ainda a gestão dos recursos hídricos como uma área «estratégica» para a associação e «fundamental» para assegurar a continuidade do crescimento das empresas. «Esperemos que o projecto Água que Une, que o Governo irá apresentar em Dezembro, não seja mais um anúncio de estudos, mas sim um verdadeiro plano de acção para a rede nacional de água, que possa unir o país de Norte a Sul, e do Oeste a Este. Precisamos urgentemente de obras no terreno para o armazenamento de água. Reclamamos há muito a modernização da área de regadio existente, para evitar perdas de água na distribuição antes de chegar aos agricultores. O sector precisa de uma via verde para a construção de charcas e reservatórios de água e a construção de barragens para múltiplos fins.»
Esta participação conjunta na Fruit Attraction decorre no âmbito do “Projecto Conjunto de Internacionalização”, que a Portugal Fresh tem em curso e que, até 2025, inclui a realização de missões empresariais e acções de prospecção em quatro novos mercados, a participação em seis feiras internacionais e várias iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do sector. Este projeto tem o apoio do Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e prevê um investimento global de 1.561.663,52 euros, financiado em 48,8% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder).
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.