Semanas quentes atingiram região tropical com temperaturas acima dos 40 graus Celsius. Calor faz parte de “tendência climática clara”, diz responsável.
O mês de Abril está quase a terminar, mas para trás ficaram semanas de muito calor na Ásia, principalmente em países como a Índia, a China e o Bangladesh. Na Tailândia bateu-se o recorde de temperatura máxima a 15 de Abril, quando se atingiu os 45,4 graus Celsius na província de Tak, na região Ocidental do país. Poucos dias depois, atingiu-se os 42,9 graus em Sayaburi, no país vizinho Laos, chegando a um novo recorde máximo de temperatura para o país.
O Sudeste Asiático é caracterizado por regiões de clima tropical e está submetido ao regime de monções que se inicia dentro de algumas semanas. Abril acaba por ser o mês mais quente em muitos daqueles países. Mas o calor que se sentiu recentemente foi excepcional.
“A chamada ‘monstruosa onda de calor mortal’ rasgou o Sudeste e o Sul da Ásia”, disse Cordelia Lynch, a correspondente da Ásia para o canal britânico de televisão Sky News. “O que parece ser diferente na Ásia este ano é como tantos países viram um calor recorde e como veio tão cedo no ano”, acrescentou.
Na Birmânia, as temperaturas atingiram os 45 graus Celsius, na […]