O Congresso Mundial do Azeite lança uma campanha colaborativa, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, para transmitir o compromisso do setor com a sociedade
Um litro de EVOO orgânico absorve o CO₂ que pode ser emitido por um carro durante um mês num trajeto diário para o trabalho, além do fato de que os olivais orgânicos reduzem a pegada de carbono por kg de azeite em 100%
O calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece o dia 5 de Junho como o Dia Mundial do Ambiente. Uma data importante para todos aqueles que respeitam a natureza, especialmente o sector do olival, que há anos se tornou um aliado notável na preservação do meio ambiente.
Em Espanha, por exemplo, um litro de EVOO biológico absorve o CO₂ que um carro pode emitir num mês numa deslocação diária para o trabalho, e os olivais biológicos reduzem a pegada de carbono por kg em 100%.
Mas isso não é tudo, porque os olivais em Espanha são a cultura lenhosa mais eficiente em termos de gestão da água, uma vez que são quase inteiramente irrigados por gotejamento com alocações de água muito baixas, de cerca de 1.500 m3/ ha. Isto deve-se ao uso cada vez mais frequente de controlo por sensores de humidade utilizando tecnologia que permite que a rega gota-a-gota seja utilizada da forma mais eficiente.
Por outro lado, os olivais cultivados em coberturas verdes geram grandes benefícios ambientais, como a redução da erosão do solo, o aumento da matéria orgânica, da fertilidade, da qualidade e disponibilidade da água ou da biodiversidade da exploração, entre outros, além de contribuírem para a redução das emissões de gases com efeito de estufa. Daí o crescente prestígio da indústria do azeite, não só pelos benefícios que o produto traz à saúde das pessoas, mas também pela capacidade do seu processo de produção para combater a poluição.
Por esta razão, o Congresso Mundial do Azeite (OOWC) quis associar-se a este evento através de uma acção de colaboração em que podem participar todos os operadores que partilham um compromisso com o ambiente.
Para o efeito, o CCOO lançou uma campanha sob o lema ‘Olive Oil 4 Earth’, que tem por objectivo transmitir à sociedade o valor do azeite como um dos produtos naturais mais valiosos para cuidar do ambiente.
Através de um vídeo, a campanha mostrará como os operadores da cadeia de valor do azeite que se comprometem com o ambiente são os garantes da obtenção de um produto sustentável, único e de elevado valor. Mas não só, porque esta iniciativa também mostrará o azeite como uma dádiva da terra.
A campanha será partilhada nas redes sociais da OOWC (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube) sob as hashtags #OliveOil4Earth e #OOWC.
Além disso, o Congresso Mundial do Azeite, enquanto projecto colaborativo, oferece às associações, empresas e instituições do sector a possibilidade de utilizar os materiais produzidos e de os partilhar para promover o produto e chegar a todos os consumidores de azeite do mundo, incentivando-os a continuar a promover modelos de produção amigos do ambiente. Para isso, além de poder partilhar este vídeo, foram concebidos vários materiais, como um conteúdo e um modelo para histórias do Instagram, que podem ser partilhadas em redes sociais personalizadas, incluindo o logótipo de cada empresa.
Ligação para descarregar os materiais: https://we.tl/t-kCQov0ZbUD
Sob o lema “Prove, desfrute, é azeite”, o congresso é organizado pelo AgroBank, a Junta de Castilla-La Mancha através da marca Campo y Alma e a Junta de Andalucía através da sua marca “Gusto del Sur” como patrocinadores Platina, o Grupo Interóleo, Balam Agriculture e Agrocolor, como patrocinadores Ouro; e a empresa Kubota como patrocinador Prata.
Entre as ferramentas de comunicação que os organizadores do congresso desenvolveram está a aplicação “Olive Oil World Congress”, disponível para Android e IOS em espanhol e inglês. Para descarregar a APP é necessário aceder ao Google Play na versão Android ou através do seguinte link: play.google.com/store/apps/details?id=sentidocomun.apps.oliveoilworldcongress, e no caso da versão IOS através da APP Store entrando no link: apps.apple.com/us/app/olive-oil-world-congress/id1672583400. Mas não é tudo, porque através da APP os utilizadores que a descarregarem ficarão em contacto com a maior rede de profissionais do sector graças à “Olive Oil Network”, uma plataforma onde qualquer pessoa que se registe pode contactar outros operadores registados, partilhar projectos, desenvolver negócios e trocar informações sobre produção, transformação e mercados.
O Congresso Mundial do Azeite deseja-vos um Feliz Dia Mundial do Ambiente!
Fonte: OOWC