Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Trump quer manter nos EUA imigrantes que trabalham na agricultura e na hotelaria

    forest

    Incêndios: Programa Floresta Ativa financia limpeza e gestão de terrenos florestais

    Governo investe 6 milhões em programa de apoio à limpeza e gestão de terrenos florestais

    wood

    Incêndios: Gestão da carga de combustível abrangeu cerca de 172.000 ha em sete anos – ICNF

    PJ detém seis pessoas por tráfico humano para exploração agrícola em Espanha

    IFAP

    VITIS – Várias Campanhas – Prorrogação de prazos

    Brasil espera colheita recorde de 332,6 milhões de toneladas de grãos em 2025

    Feira Nacional de Agricultura volta a atrair milhares em Santarém

    Portugal tem mais de 230 variedades de tomate como o Benfica ou o Celestial

  • Opinião
    António Covas

    O programa agroecológico e as contradições da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Gripe Aviária: um risco que importa minimizar

    Bruno Carvalho e Fernando Portela

    Kiwi português, um setor em crescimento com desafios por superar

    José Martino

    Do Mito da Autossuficiência a uma Nova PAC

    Ondina Afonso

    Made in Portugal: a sustentabilidade e qualidade da produção nacional como pilar do futuro do país

    Produção animal sustentável

    António Lopes Dias

    Sensibilizar, reciclar, evoluir: juntos, tornamos os desafios numa oportunidade para proteger o futuro do planeta

    Jose Mesquita Milheiro

    Investimentos nas explorações agrícolas – Urgências e desafios

    Semear futuro

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    forest

    Incêndios: Programa Floresta Ativa financia limpeza e gestão de terrenos florestais

    12/06/2025

    Governo investe 6 milhões em programa de apoio à limpeza e gestão de terrenos florestais

    12/06/2025

    Incêndios: Gestão da carga de combustível abrangeu cerca de 172.000 ha em sete anos – ICNF

    12/06/2025

    VITIS – Várias Campanhas – Prorrogação de prazos

    12/06/2025

    Brasil espera colheita recorde de 332,6 milhões de toneladas de grãos em 2025

    12/06/2025

    Oliveira da Serra lança nova experiência educativa para valorizar o azeite português

    12/06/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Trump quer manter nos EUA imigrantes que trabalham na agricultura e na hotelaria

    forest

    Incêndios: Programa Floresta Ativa financia limpeza e gestão de terrenos florestais

    Governo investe 6 milhões em programa de apoio à limpeza e gestão de terrenos florestais

    wood

    Incêndios: Gestão da carga de combustível abrangeu cerca de 172.000 ha em sete anos – ICNF

    PJ detém seis pessoas por tráfico humano para exploração agrícola em Espanha

    IFAP

    VITIS – Várias Campanhas – Prorrogação de prazos

    Brasil espera colheita recorde de 332,6 milhões de toneladas de grãos em 2025

    Feira Nacional de Agricultura volta a atrair milhares em Santarém

    Portugal tem mais de 230 variedades de tomate como o Benfica ou o Celestial

  • Opinião
    António Covas

    O programa agroecológico e as contradições da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Gripe Aviária: um risco que importa minimizar

    Bruno Carvalho e Fernando Portela

    Kiwi português, um setor em crescimento com desafios por superar

    José Martino

    Do Mito da Autossuficiência a uma Nova PAC

    Ondina Afonso

    Made in Portugal: a sustentabilidade e qualidade da produção nacional como pilar do futuro do país

    Produção animal sustentável

    António Lopes Dias

    Sensibilizar, reciclar, evoluir: juntos, tornamos os desafios numa oportunidade para proteger o futuro do planeta

    Jose Mesquita Milheiro

    Investimentos nas explorações agrícolas – Urgências e desafios

    Semear futuro

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    forest

    Incêndios: Programa Floresta Ativa financia limpeza e gestão de terrenos florestais

    12/06/2025

    Governo investe 6 milhões em programa de apoio à limpeza e gestão de terrenos florestais

    12/06/2025

    Incêndios: Gestão da carga de combustível abrangeu cerca de 172.000 ha em sete anos – ICNF

    12/06/2025

    VITIS – Várias Campanhas – Prorrogação de prazos

    12/06/2025

    Brasil espera colheita recorde de 332,6 milhões de toneladas de grãos em 2025

    12/06/2025

    Oliveira da Serra lança nova experiência educativa para valorizar o azeite português

    12/06/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal

O Valor económico da Marca – Pedro Pimentel

por Pedro Pimentel
15-01-2017 | 21:32
em Sugeridas, Opinião
Tempo De Leitura: 3 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

A volatilidade e a competitividade dos mercados hoje exige, mais do que nunca, um reforço na discussão pública sobre o contributo das Marcas na economia nacional e sobre a forma como estas trazem valor acrescentado às nossas empresas e ao nosso país.

As marcas representam selos de qualidade e reputação e Portugal tem tido exemplos vários de setores cujas marcas ou produtos se traduzem em valor acrescentado para a economia e para a sociedade.

A agricultura e o agroalimentar, o têxtil e o calçado, a cortiça e o mobiliário, por exemplo, têm feito um trabalho extraordinário na sua reinvenção e na capacidade de pensar global, sem descurar o desenvolvimento local. Pensar marca, valorizá-la e garantir um ambiente propício à inovação é fundamental para que outros setores sigam o exemplo destes últimos.

No caso concreto do setor primário, este tem, nos últimos anos, acrescentado valor à marca Portugal, aos produtos portugueses e à capacidade de resiliência de todos aqueles que, fazendo da actividade agrícola um modo de vida, projectam o estado do país e da economia com mais optimismo. O sector hortofrutícola será, porventura, o melhor exemplo disto mesmo.

Há, no entanto, uma necessidade latente de as empresas comunicarem eficazmente. É preciso plantar a semente de uma cultura de Marca, não bastando ter boas ideias ou conceber e produzir excelentes produtos. É necessário saber diferenciá-los, individualizá-los, referenciá-los para o consumidor ou para o utilizador. No fundo, é preciso saber adicionar-lhes valor. Na agricultura, na agroindústria e noutros setores.

No setor primário, concretamente, o Grupo de Trabalho para os Mercados Agrícolas, constituído no início de 2016, apresentou no final do ano passado ao Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural um importante relatório sobre a evolução global da cadeia de abastecimento alimentar. Este Grupo de Trabalho refere que existem significativos desequilíbrios a nível de poder negocial e que esses desequilíbrios podem encorajar a práticas comportamentais abusivas e, diria, por consequência, a desincentivar a construção e valorização das Marcas no ecossistema económico.

É por isso que ‘pensar e fazer Marca’ exige também, do lado dos decisores, a dinamização de sistemas de incentivo, de monitorização do mercado ou de fiscalização do efectivo cumprimento da legislação. É preciso garantir, portanto, que as marcas têm, no limite, um tratamento equitativo, impedindo que um Poder de Mercado excessivo tenha como consequência a imposição não objectiva e abusiva de determinadas marcas em detrimento de outras.

As Marcas funcionam como motores da economia e são um garante importante do funcionamento do mercado. A criação e o desenvolvimento de Marcas Originais, associado à sua promoção aquém e além-fronteiras constitui uma resposta direta ao flagelo do desemprego através da criação de postos de trabalho estáveis e qualificados, contribuindo ao mesmo tempo para uma evolução positiva na nossa balança de transações com o estrangeiro. A relação obtida é positiva e direta para a evolução da economia e da sociedade Portuguesa.

Mas não basta apelar à ligação dos portugueses aos produtos e às Marcas nacionais – há também que alargar esse apelo ao Mundo, como o fizeram – e bem! – a agricultura, a alimentação, o calçado, a cortiça, o mobiliário, e outros.

Construir um equilíbrio saudável na relação marca/retalhista para benefício da concorrência, da inovação e das escolhas do consumidor e promover a compreensão da contribuição da indústria de marcas para o bem-estar dos consumidores é essencial para a construção de um ecossistema de Marca no nosso país.

A valorização da Marca deve ser adotada por todos aqueles que estão verdadeiramente interessados no desenvolvimento do nosso país e da nossa sociedade. O movimento de dinamização do tecido empresarial português precisa de ser complementado com um foco virado para a construção de marca, preferencialmente de âmbito global.

Por isso, urge perguntar – até quando se vai continuar a ignorar um tema de inegável interesse público?

 

Pedro Pimentel

Diretor Geral da Centromarca

2016.01.13

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Prémios Turismo do Alentejo voltam a distinguir projetos e empresas do setor

Próxima Publicação

Axial Pro: nova solução herbicida Syngenta para trigo e cevada

Artigos Relacionados

wood
Produção e conservação

Incêndios: Gestão da carga de combustível abrangeu cerca de 172.000 ha em sete anos – ICNF

12/06/2025
IFAP
Candidaturas e pagamentos

VITIS – Várias Campanhas – Prorrogação de prazos

12/06/2025
Nacional

Feira Nacional de Agricultura volta a atrair milhares em Santarém

12/06/2025
Próxima Publicação

Axial Pro: nova solução herbicida Syngenta para trigo e cevada

Discussão sobre este post

Opinião

António Covas
Últimas

O programa agroecológico e as contradições da 2.ª ruralidade

por António Covas
08/06/2025

Ler mais
Manuel Chaveiro Soares
Últimas

Gripe Aviária: um risco que importa minimizar

por Manuel Chaveiro Soares
01/06/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

IFAP

VITIS – Várias Campanhas – Prorrogação de prazos

12/06/2025

Oliveira da Serra lança nova experiência educativa para valorizar o azeite português

12/06/2025
Advertisement

Temas em destaque

PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Junho 2025
STQQSSD
       1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30       
« Mai   Jul »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.