O Soalheiro faz da inovação uma imagem de marca. O primeiro produtor de Alvarinho de Melgaço conjuga criatividade com irreverência em 11 vinhos inovadores.
Com uma história de quatro décadas o Soalheiro tem a inovação como lenitivo: em 1974, João António Cerdeira ousou plantar a primeira parcela de vinha contínua da casta Alvarinho em Melgaço.
Anos volvidos, em 1984, desocupou a garagem da casa de família e transformou o espaço em adega: assim nasceu a marca Soalheiro, que doravante associou qualidade e inovação ao projeto empresarial.
A mãe, Palmira Cerdeira, e os filhos, Maria João, veterinária de formação e responsável pela viticultura, e António Luís, enólogo, não só asseguraram a continuidade, como dinamizaram a marca com muita paixão. O enoturismo e a produção de infusões biológicas refletem de algum modo a veia empreendedora da família, que criou um clube local de 150 viticultores, garantindo um desenvolvimento sustentável do território e a pegada social.
A procura incessante de conhecimento e a experimentação são facetas marcantes do Soalheiro desde a primeira hora, quando o patriarca da família teve engenho para transformar um hectare numa vinha de futuro. As provas de vinhos com os amigos lançaram as bases de um enoturismo genuíno.
A inovação ajuda os clássicos
Assim nasceu, há 40 anos, o Soalheiro Clássico, um vinho com um perfil bem definido, seco, com uma acidez encoberta e que estabeleceu a base de um projeto norteado por três linhas-mestras, enunciadas por António Luís Cerdeira: «ter a qualidade como objetivo; manter a consistência da qualidade e trazer valor para o território. Para tal, o fator inovação é fundamental. […]