Nova PAC prevê apoios à certificação Florestal

Nova PAC prevê apoios à certificação Florestal

Ministério do Ambiente confirma que Plano Estratégico da Política Agrícola Comum 2023-2027 vai contemplar a certificação sempre que for pertinente.

O Programa de Recuperação e Resiliência não prevê enquadramento para apoios à certificação florestal, mas esta “poderá continuar a ser apoiada no âmbito do PEPAC (Plano Estratégico da Política Agrícola Comum – PAC 2023-2027), sempre que considerado pertinente”, garantiu fonte oficial do Ministério do Ambiente e Ação Climática ao jornal “Público”. No entanto, não são conhecidos pormenores da operacionalização da medida nem o montante dos apoios a conceder.

Atualmente existem 486,2 mil hectares de floresta certificada em Portugal (14% da área florestal nacional), sendo que a certificação é necessária em algumas operações do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), para produtores individuais, entidades gestoras de Zonas de Intervenção Florestal, entidades coletivas de gestão florestal (EGF e UGF) ou entidades gestoras de baldios, entre outros.

No âmbito do PDR 2020, as despesas elegíveis para os apoios incluem serviços de consultoria para o desenvolvimento de atividades preparatórias, custos com as auditorias internas do sistema de certificação e das auditorias de terceira parte, bem como com a emissão do certificado.

O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.

Comente este artigo
Anterior Navigator lucra 109 milhões de euros em 2020 no ano mais difícil da sua história
Próximo UE/Presidência: Ministra da Agricultura recusa reabertura de mandato negocial da nova PAC

Artigos relacionados

Comunicados

Faz hoje um ano que o Agroportal foi relançado

Após a paragem em 2014, o Agroportal foi relançado aos leitores a 17 de Outubro de 2016, coincidindo com a campanha Agrícola. Faz hoje um ano que o Agroportal é relançado. Que constatações podemos retirar deste primeiro ano?

Nacional

CANCELADO – ACOS solidária com Cimeira de Acção Climática. Agricultura Con(s)Ciência” é o mote da 37.ª Ovibeja

A ACOS — Associação de Agricultores do Sul solidariza-se com todas as acções em defesa de um planeta mais limpo e sustentável, […]

Últimas

É a agricultura intensiva que vos põe comida na mesa – Carlos Neves

Os nossos avós faziam “policultura” porque tinham famílias numerosas a trabalhar de graça e “moços de lavoura” muito baratos. Muitos eram os […]