Nova PAC prevê apoios à certificação Florestal

Nova PAC prevê apoios à certificação Florestal

Ministério do Ambiente confirma que Plano Estratégico da Política Agrícola Comum 2023-2027 vai contemplar a certificação sempre que for pertinente.

O Programa de Recuperação e Resiliência não prevê enquadramento para apoios à certificação florestal, mas esta “poderá continuar a ser apoiada no âmbito do PEPAC (Plano Estratégico da Política Agrícola Comum – PAC 2023-2027), sempre que considerado pertinente”, garantiu fonte oficial do Ministério do Ambiente e Ação Climática ao jornal “Público”. No entanto, não são conhecidos pormenores da operacionalização da medida nem o montante dos apoios a conceder.

Atualmente existem 486,2 mil hectares de floresta certificada em Portugal (14% da área florestal nacional), sendo que a certificação é necessária em algumas operações do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), para produtores individuais, entidades gestoras de Zonas de Intervenção Florestal, entidades coletivas de gestão florestal (EGF e UGF) ou entidades gestoras de baldios, entre outros.

No âmbito do PDR 2020, as despesas elegíveis para os apoios incluem serviços de consultoria para o desenvolvimento de atividades preparatórias, custos com as auditorias internas do sistema de certificação e das auditorias de terceira parte, bem como com a emissão do certificado.

O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.

Comente este artigo
Anterior Navigator lucra 109 milhões de euros em 2020 no ano mais difícil da sua história
Próximo UE/Presidência: Ministra da Agricultura recusa reabertura de mandato negocial da nova PAC

Artigos relacionados

Sugeridas

“A região do Sudoeste alentejano é hoje uma das melhores regiões produtoras de hortofrutícolas da Europa”

Nuno Pereira – Presidente da AHSA (Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos […]

Sugeridas

Alterações climáticas vão transformar a floresta

As árvores mais bem adaptadas às novas condições do clima irão ganhar terreno na futura paisagem florestal do continente europeu, segundo a “Foresta”. […]

Nacional

Cabriz apresenta gelado artesanal com sabor a vinho licoroso

Cabriz – companhia conhecida pelos seus vinhos do Dão – apresenta ao mercado um novo produto inovador: um gelado de vinho licoroso, […]