Não podem suspender a agricultura

Não podem suspender a agricultura

Confederação das cooperativas agrícolas partilha com a CAP a necessidade de considerar prioritário o setor agrícola

A atividade agrícola não pode ser suspensa “por não ser possível parar o ciclo biológico das plantas e dos animais”, argumenta a Confagri, confederação das cooperativas agrícolas.

Por esse motive, a instituição defende que os agricultores devem continuar “com a realização das suas atividades agrícolas e pecuárias para a manutenção de plantas em boas condições fitossanitárias e de animais adequadamente alimentados e com boa saúde”.

Apesar de se sentirem “socialmente preocupadas e comprometidas com a necessidade de conter a evolução do surto do Covid-19, e face à sua responsabilidade de garantir o provimento de bens alimentares às populações”, as cooperativas agrícolas solicitam ao Ministério da Agricultura que o “setor agrícola seja considerado prioritário no âmbito dos planos e medidas de contingência da atual crise de saúde”, à semelhança da posição já assumida pela Associação dos Agricultores de Portugal (CAP).

A Confagri considera “fundamental manter também serviços mínimos nas cooperativas agrícolas para o abastecimento de fatores de produção, tais como produtos fitofarmacêuticos, fertilizantes, sementes, rações e medicamentos veterinários”.

Em comunicado, a confederação entende ser imprescindível manter os movimentos transfronteiriços para a circulação de bens alimentares e de fatores de produção, e solicita ao Ministério da Agricultura que, conjuntamente com as autoridades de Saúde e de Administração Interna, “estabeleçam regras que permitam, com segurança, assegurar a circulação de mercadorias, tanto ao nível do mercado interno europeu, como dos países terceiros”.

As cooperativas agrícolas indicam, em comunicado, que “irão continuar a zelar pela produção e manutenção do abastecimento de bens alimentares seguros e de qualidade aos cidadãos”.

O artigo foi publicado originalmente em Dinheiro Vivo.

Comente este artigo
Anterior Farmacêutica recebe 'luz verde' do Infarmed para cultivo de canábis em Vila de Rei
Próximo 71º Congresso da Federação Europeia de Ciência Animal (EAAP2020) - 1 a 4 de dezembro

Artigos relacionados

Últimas

Produção de Plantas em Viveiro. Ação de sensibilização sobre Xylella fastidiosa

A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPCentro) e a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), levam a efeito, […]

Comunicados

Hidro Ibérica – A invocação é a nossa natureza: Um novo website, moderno e interativo, para facilitar a proximidade com o Cliente Nacional e Internacional

Com foco principal na melhoria contínua da comunicação com os seus públicos-alvo, a HIDRO IBÉRICA – Estudo e Montagem de Regas […]

Últimas

Produtividade dos pomares de maçã de Trás-os-Montes aumenta 58%

A colheita das variedades precoces de maçã iniciou-se no mês de Agosto, com produtos finais de qualidade (bons calibres e coloração). […]