A Câmara Municipal de Gouveia revelou hoje que o município foi escolhido para organizar o IV Concurso Enológico Nacional “Cidades do Vinho”, a realizar de 09 a 12 de maio de 2024.
Numa nota enviada à agência Lusa, aquela autarquia do distrito da Guarda explicou que o Conselho Diretivo da Associação dos Municípios Portugueses Produtores do Vinho aprovou a candidatura do município de Gouveia para a organização daquele certame.
A decisão foi tomada, por unanimidade, em reunião realizada na quarta-feira.
A Câmara de Gouveia explicou que o júri do concurso será presidido por António Ventura, enólogo português, atual presidente da Associação Portuguesa de Enologia e consultor na Provintage (winemaking consulting Company), empresa da qual é fundador.
De acordo com o município anfitrião, a Comissão de Honra será presidida por Vasco d’Avillez, personalidade que ocupou vários cargos no setor do vinho, incluindo a presidência da ViniPortugal e a direção do grupo Symington, Port and Madeira Shippers.
A presidência da Comissão Científica será assegurada por António Sérgio Curvelo Garcia, investigador que exerceu funções em diversas organizações, como a International Organisation of Vine and Wine, o Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIA), o Instituto da Vinha e do Vinho e a Associação Portuguesa de Enologia.
A iniciativa tem o Alto Patrocínio da Presidência da República.