Município de Cuba e Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito firmam parceria para valorização do território

Município de Cuba e Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito firmam parceria para valorização do território

O Município de Cuba e a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, CRL.(ACVCA), firmaram um protocolo de colaboração que tem por objectivo a valorização e promoção dos recursos endógenos e património natural e cultural associado à viticultura.

Segundo explica a ACVCA, houve interesse de ambas as entidades em consolidarem a parceria com a celebração de um protocolo, que «permitiu viabilizar uma candidatura da Adega Cooperativa ao

aviso Nº ALT20‐41‐2021‐35 – Património Natural e Cultural do Programa Alentejo 2020, no qual se apostará na valorização e promoção dos recursos endógenos e património natural e cultural associado à viticultura, (Vinhas Centenárias de Vila Alva), por forma a consolidar a região como destino turístico, e reforçar a sua identidade de território de qualidade».

Este protocolo vem no seguimento da aposta que o Município de Cuba tem vindo a desenvolver no desenvolvimento económico e social do seu território, através da «promoção de um turismo sustentável que respeite as pessoas e garanta a preservação dos recursos e patrimónios».

Ambas as entidades acreditam que esta colaboração «trará proveitos à região a curto prazo e contribuirá para a valorização e salvaguarda deste valiosíssimo património».

Em termos práticos, a ser aprovado, este projecto materializar-se-á, entre outras iniciativas, no desenvolvimento de uma série de conteúdos informativos sobre a História e Caracterização das Vinhas Centenárias de Vila Alva, na criação de uma plataforma digital (portal web) com possibilidade de uma “viagem virtual” por aquelas vinhas, na produção de um vídeo promocional e na instalação de sinalética.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas, Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior Preço das rações aumenta nos Açores
Próximo Empresas alimentares pedem à UE fim do uso de gaiolas na pecuária

Artigos relacionados

Nacional

Câmara da Guarda deu início a largadas contra a vespa do castanheiro

O município da Guarda deu início, na sexta-feira, em Videmonte, a uma campanha de largadas contra a vespa das galhas do castanheiro, que irá estender-se a várias freguesias do concelho. […]

Nacional

“Os incêndios acontecem porque não comemos chanfana”

A importância da agricultura coesão territorial foi o tema de abertura do 1º Congresso Ibérico do Milho, que decorre até […]

Comunicados

INE: RECENSEAMENTO AGRÍCOLA 2019 – RECOLHA DE DADOS TEM INÍCIO A 25 DE OUTUBRO

INE: RECENSEAMENTO AGRÍCOLA 2019 – RECOLHA DE DADOS TEM INÍCIO A 25 DE OUTUBRO
O Instituto Nacional de Estatística (INE), através do destaque informativo recentemente publicado, […]