A sexta edição da “Semana do Barrosão” está oficialmente aberta. Trata-se de um evento que decorre, até domingo, 28 de Julho, na vila de Salto, concelho de Montalegre.
“Há muito para observar e degustar no parque de lazer do Torrão da Veiga, local que acolhe um certame que valoriza os produtos locais, com especial foco na carne barrosã”, garante fonte da autarquia.
Degustar da carne barrosã
O certame tem como objectivo mostrar a excelência da identidade barrosã. Três dias intensos abraçados por associações locais em torno de convívio e negócio junto dos produtores, consumidores e empresários da hotelaria e restauração. Entre as várias propostas, o degustar da carne barrosã, verdadeira alavanca turística da região.
O presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, diz ter “o dever, enquanto autarca, de impor no sector comercial a ideia de que o futuro de Salto passa por consagrar e transformar esta localidade na capital do barrosão. Queremos que as pessoas venham a Salto comer a carne barrosã como vão à bairrada comer o leitão”.
Para o autarca, este “é um processo evolutivo e estamos a fazer esse caminho. Estamos a credibilizar e a impor a qualidade desta carne levando-a à mesa dos consumidores ou a fazer com que venham degustá-la cá. Se conseguirmos colocar esta motivação na cozinha dos restaurantes estamos a pensar na solidificação económica. Agarramos este desígnio a pensar no futuro”.
Investimento
Orlando Alves acrescenta ainda que “anualmente investimos muito dinheiro para impor esta ideia. Queremos preservar a raça e alimentar a actividade económica. Já duplicamos esse valor no apoio à produção. É por aqui que vai passar o engrandecimento desta região”.
Por sua vez, o presidente da Associação Nacional de Criadores de Gado de Raça Barrosã, Nuno Sousa, diz que “é mais um evento que realizamos no sentido de promovermos a raça barrosã. É um dos melhores dias da abertura desta feira. O objectivo é divulgar a raça barrosã, a vila de Salto e o concelho de Montalegre. Contamos com muita adesão”.
Já o presidente da Junta de Freguesia de Salto, Alberto Fernandes, espera “que tudo decorra como é costume. Temos um programa muito completo e diversificado, com chegas de bois, animação, degustação de produtos locais, coisas que os nossos visitantes apreciam. A carne barrosã no solar da raça é o melhor que poderíamos ter. Convidamos toda a gente a vir passar momentos agradáveis connosco”.
Pode consultar o programa completo da Semana do Barrosão aqui.
Agricultura e Mar Actual