Ao longo desta semana, o concelho de Monção está a ser reflorestado com a plantação de 3000 árvores autóctones em locais fustigados pelos incêndios de outubro de 2017. Nesta ação, participam 860 alunos e 96 professores e auxiliares de todos os níveis de ensino (público, privado e profissional).
A campanha de reflorestação, inserida no âmbito do Projeto Eco-Escolas, realiza-se em locais que apresentam condições de segurança aos alunos, nomeadamente, Gandarela, em Troviscoso; Castro de São Caetano, em Longos Vales; Merim e Bairro Alto, em Barbeita; e Carvalhas e Portela de Alvite, em Merufe.
Esta manhã, em Merim, Barbeita, a ação de reflorestação contou com a presença do autarca monçanense. António Barbosa meteu as mãos na massa, cavando a terra e ajudando as crianças a plantar a sua árvore, tendo evidenciado, junto da comunicação social presente, a relevância deste género de iniciativas.
Disse: “Além de reflorestar as áreas ardidas em 15 de outubro de 2017, uma data que fica na memória de todos os monçanenses, esta ação tem a particularidade de sensibilizar os alunos para a questão da preservação e valorização ambiental. Trata-se de mais um passo na educação ambiental dos mais jovens que, estou certo, terá um reflexo positivo no futuro”.
Nesta ação, os alunos são auxiliados pelos professores, auxiliares, técnicas do Município de Monção e duas equipas de sapadores florestais. Após a plantação das 3000 árvores autóctones pelos alunos, segue-se a plantação de mais 15000 unidades pelos sapadores florestais.
As espécies arbóreas florestais plantadas são o carvalho alvarinho, o carvalho negral, o castanheiro, a cerejeira brava, a faia, o medronheiro, a nogueira, o sobreiro e o pinheiro bravo. Todos os alunos recebem um diploma de participação.
A presente iniciativa inscreve-se no projeto “Terra de Esperança”, cuja entidade promotora é a Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA), tendo como parceiros a Fundação GALP e a Câmara Municipal de Monção.
O conteúdo Monção está a reflorestar áreas ardidas aparece primeiro em GazetaRural.
Discussão sobre este post