Ministra da Agricultura visita maior produtor de uva sem grainha e de laranja do país

Ministra da Agricultura visita maior produtor de uva sem grainha e de laranja do país

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, visitou em Ferreira do Alentejo o maior produtor de uva de mesa sem grainha português e o maior projeto agrícola de laranjal do Alentejo.

Na Herdade do Vale da Rosa são 280 hectares de vinha para produção de uva sem grainha e 100 novos hectares em modo de produção biológico. A Herdade do Vale da Rosa emprega, em média, 400 pessoas e, no pico das colheitas, mais de 1000 trabalhadores.

«Vim ao Alentejo para visitar dois grandes projetos agrícolas que nascem pela disponibilização de água pelo Alqueva e dar a conhecer as boas práticas de produção agrícola. No caso da Herdade do Vale da Rosa, trata-se de um produtor importante para as exportações – com 25% da sua produção focada nos mercados externos – e com um produto de alto valor acrescentado e, ainda assim, a empresa está num processo evolutivo para desenvolver uma economia circular aproveitando este produto para fazer uva passa, que Portugal importa em quantidade. A empresa está também a desenvolver novos produtos, como o vinagre, envelhecido em cascos de carvalho, e a fazer avultados investimentos para criar soluções inovadoras e assim acrescentar valor», afirmou.

A titular da pasta da Agricultura sublinhou ainda o papel importante em termos de responsabilidade social e de ocupação do território, com a elevada criação de postos de trabalho.

De realçar ainda a integração de trabalhadores migrantes e o respeito que revela pelas suas culturas e tradições, de que é exemplo a criação de uma sala ecuménica.

Já a Herdade do Paço tem 300 hectares de laranjal e representa um investimento de cerca de 12 milhões de euros. Trata-se de uma aposta numa variedade de laranja portuguesa, focada na exportação, e só possível graças ao projeto de regadio do Alqueva.

Comente este artigo
Anterior Governo estuda passar tutela dos animais domésticos para ICNF ou outro organismo
Próximo Cotações – Hortícolas – Informação Semanal – 20 a 26 Julho 2020

Artigos relacionados

Nacional

Greve dos motoristas resultará em “consequências irreparáveis” para o país, alerta a UGT

O secretário-geral da UGT considerou esta quinta-feira que a greve dos motoristas, marcada para dia 12, resultará em “consequências irreparáveis” para o país e apelou ao Governo para intervir com vista a um acordo entre sindicatos e patrões. […]

Blogs

«A alimentação nunca foi tão segura como é na atualidade»

Xavier Leprince, responsável de Sustentabilidade da Syngenta para a Europa, África e Médio Oriente, entrevistado durante o Fórum para o Futuro da Agricultura, […]

Últimas

Três helicópteros Kamov parados autorizados a voar. Espanha envia aeronaves

Três helicópteros Kamov adquiridos pelo Governo para o combate aos incêndios vão receber autorização da Autoridade Nacional de Aviação Civil para voltarem a operar, […]